O Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais foi ontem, dia 3 de dezembro, um palco demasiado pequeno para acolher uma iniciativa imaginada e criada para presentear os beneficiários das instituições sociais do concelho com horas repletas de festa, magia e, sobretudo, companhia.
O Natal dos Afetos, imbuído, verdadeiramente, pelo espírito desta quadra festiva, baseia-se num espetáculo com muita música e um lanche, no final, à mistura. Em suma, trata-se de um dia distinto, que se distancia anos-luz por entre os normais 365, que homenageia e serve de consolo os protagonistas, os próprios utentes, mas, também, às instituições e mais, ainda, a quem organiza.
“Apesar de estarem nestas instituições, as pessoas continuam a poder realizar várias atividades, assim, foram eles que fizeram o espetáculo, um espetáculo diferente, mas mais intenso e, sobretudo, mais sentido e mais vivido. Foram elas e eles que cantaram músicas e partilharam os valores do Natal”, descreve o município, presidido por Luís Fernandes, acrescentando que, “no fim, um saboroso lanche deu-lhes o conforto de poderem degustar alguns dos produtos que são mais tradicionais nesta época festiva”.
Como dizia uma das apresentações feita por um utente de uma instituição, foi “uma tarde em família”, durante a qual se partilhou o “verdadeiro espírito de Natal, pois os afetos serão sempre fundamentais nas relações humanas”, considera a autarquia que promete manter viva esta iniciativa, até porque “os olhos destas pessoas brilham, ainda mais, neste dia”.
Nas palavras do executivo, trata-se, não só de “proporcionar” aos utentes “um dia diferente, de alegria, de amizade, de convívio”, mas, também, serve de “agradecimento a todas e todos que trabalham nestas instituições e que todos os dias desempenham um papel importante e difícil”.