PUB.

Município de Vinhais providencia refeições a alunos do Pré-Escolar e Primeiro Ciclo

A educação é uma das bandeiras do atual executivo vinhaense e, por isso, tem sido um dos setores mais apoiados.

Considerada como “fundamental para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais”, a Câmara Municipal de Vinhais, presidida por Luís Fernandes, decidiu, entre outras medidas, fornecer os pequenos-almoços, almoços e lanches da tarde a todos os alunos que frequentam os polos do 1º ciclo e pré-escolar do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais.

Para o município, o custo dos almoços do pré-escolar e do 1º ciclo ronda os 80 mil euros por ano, enquanto o investimento relativo aos pequenos-almoços e lanches é de, aproximadamente, 20 mil euros por ano.

A educação estuda muitas vezes o passado, vive o presente e prepara os homens do futuro”, sustenta a autarquia, justificando que “apoiar os alunos, significa apoiar também as famílias, o que se traduz na fixação de pessoas, objetivos importantes e fundamentais no desenvolvimento do concelho”.

De salientar que as refeições escolares resultam de um protocolo entre o município e o Agrupamento de Escolas. O primeiro responsabiliza-se pelo pagamento das despesas, já ao segundo cabe a responsabilidade da confeção. No caso dos polos de Rebordelo, Ervedosa, Agrochão, Penhas Juntas e Vilar de Lomba, a preparação dos lanches e almoços caberá às respetivas juntas de freguesia.

 

ANO LETIVO TEM INÍCIO NUMA ESCOLA REQUALIFICADA E ALVO DE UM INVESTIMENTO DE 3,5 MILHÕES DE EUROS

 

A Escola D. Afonso III foi, recentemente, alvo de um investimento no valor de 3 milhões e 575 mil euros, sem contabilizar o mobiliário e o equipamento.

Recorde-se que a requalificação foi concluída no ano letivo transato, sendo que, no terceiro período, os alunos puderam já desfrutar da “nova escola” com dois edifícios completamente novos.

No entanto, também todos os outros espaços foram intervencionados, de tal forma que toda a comunidade educativa dispõe, agora, “de instalações magníficas”, refere o executivo, que “o concelho de Vinhais já merecia e que tornam esta escola um exemplo ao nível das condições que um espaço como este tem que ter”.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.