A Câmara Municipal de Vinhais garante ter desenvolvido “mais um ano de intenso trabalho”, em 2023, “em prol dos seus munícipes, do seu bem-estar e da sua qualidade de vida”.
Encarados com um espírito de missão, estes objetivos assumidos pelo município presidido pelo socialista Luís Fernandes, logo aquando da sua tomada de posse, a 24 de outubro, que deu início ao seu primeiro mandato (2017-2021), baseiam-se, essencialmente, na concentração de investimentos públicos em diversos setores como o económico, o desportivo, o social e o cultural.
Em suma, a autarquia vinhaense encerrou o ano transato com um volume de receita de 18.899.222,97 euros (€) e um volume de despesa de 15.687.805,22€, o que representa um excedente orçamental que ascende os 3 milhões de euros.
Estes dados comprovam, de acordo com o executivo, a “boa saúde financeira do município de Vinhais e vai permitir mais e novos projetos para o concelho”.
Convém aludir ao facto do Relatório de Contas ter sido apresentado, no passado dia 25 de abril, na Assembleia Municipal, tendo sido aprovado por maioria.
“O relatório mostra uma taxa de execução de receita geral de 94,43% e da despesa de 78,12%”, contabiliza o município, realçando que “estes números” comprovam “que o orçamento era o adequado, cumprindo-se a sua finalidade, tendo em conta que foi executado em mais de 85%”.