Município de Torre de Moncorvo promove exposição sobre 840 anos do Foral de Urros

O Município de Torre de Moncorvo promove, a partir quinta-feira, uma exposição sobre a comemoração do 840.º Aniversário do Foral de Urros, uma localidade daquele concelho do distrito de Bragança.

Para comemorar a atribuição do foral, o Arquivo Municipal disponibiliza um conjunto de documentos sobre a freguesia de Urros, entre os séc. XIV e XIX”, indica em comunicado a autarquia presidida pelo social-democrata, Nuno Gonçalves.

Na mesma nota, pode ler-se que em abril de 1182, El-Rei D. Afonso Henriques atribuiu foral à povoação de Urros, tornando-a sede de concelho e concedendo-lhe território bem definido, assim como privilégios e deveres dos moradores e formas de administração e justiça. Este foral pretendeu também atrair população para este lugar de fronteira, de forma a fortalecer efetivamente a defesa do território.

A 5 de julho de 1370, D. Fernando concedeu a Moncorvo o julgado de Urros, passando assim a integrar o concelho de Torre de Moncorvo, confirmando a sujeição em 1376. Logo no ano seguinte, o mesmo monarca obriga os moradores de Urros, entre outros, a prestarem assistência no reforço das fortificações de Torre de Moncorvo.

TM

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.