A Câmara Municipal de Bragança celebrou protocolos de incentivo e apoio à prática desportiva no valor de 208.253 euros com 19 coletividades concelhias. Um valor entregue anualmente e que contempla 26 modalidades desportivas, 140 equipas e cerca de 1438 atletas federados e não federados.
“Nesta assinatura de contratos-programa, de âmbito desportivo, tivemos 19 candidaturas cujos montantes atribuídos visam apoiar a prática desportiva e dinamizar as diferentes modalidades”, fundamentou o edil brigantino, no final da cerimónia protocolar, garantindo que o valor é, sensivelmente, idêntico ao do ano transato, talvez “um pouco superior, mas não muito”. Segundo Hernâni Dias, existe “sempre a perspetiva de podermos atribuir um bocadinho mais, compreendendo, também, as dificuldades do movimento associativo”. No entanto, refere, que a autarquia a que preside “está aqui, sempre, numa perspetiva de apoiar e não de financiar a totalidade das modalidades ou da atividade dos clubes e associações que foram objeto de apoio por parte do município”.
Em conversa com a Comunicação Social, o edil brigantino afirma que esta é “uma boa ajuda para o movimento associativo, proporcionando as mínimas condições para que possa praticar e desenvolver os seus planos de atividades”, mas entende, também, que para além do apoio financeiro resultante dos protocolos assinados a 22 de maio, é de registar “um acréscimo substancial se formos contabilizar tudo aquilo que tem a ver com o apoio logístico que o município concede aos vários clubes e associações”. Algo que nunca foi feito até aqui, mas que o autarca pretende, agora, retificar. “Eu quero que essa contabilização seja feita, para apurar exatamente o que significa todo o apoio que concedemos ao movimento associativo, já que, por vezes, fica-se com a ideia errada que o apoio que concedemos é apenas este quando, de facto, isso não poderia estar mais longe da verdade”, argumenta Hernâni Dias. E exemplifica, “o transporte para os clubes, o apoio logístico na organização de vários eventos, a cedência dos campos com descontos a 50 por cento e tudo isso são custos que o município tem de assumir para garantir todo este trabalho. Para além da própria manutenção dos vários equipamentos, inclusive aquele que é o desgaste normal da sua utilização e, por isso, há uma verba considerável que não está contabilizado neste apoio financeiro, mas que é suportado pelo município e sai do orçamento municipal”, concluiu o autarca brigantino, reiterando a importância desta verba para os clubes e associações do concelho de Bragança.
De salientar, ainda, que o Grupo Desportivo de Bragança continua a ser o clube ao qual é atribuído a maior fatia do bolo com cerca de 63 mil euros resultantes do protocolo assinado com o município.
TESTEMUNHOS
Carlos Santos, Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira
“Recebemos cerca de três mil euros, que representa menos de 20 por cento daquilo que são as nossas receitas anuais. Mas, de qualquer maneira, consideramos indispensável esta contribuição. Até porque esta é a contribuição, digamos, monetária, mas há muitas mais contribuições da Câmara para além desta como a cedência do pavilhão para diversas atividades, a cedência de transportes, o apoio logístico sempre que organizamos alguma iniciativa e o apoio em prémios sempre que fazemos algumas atividades fora do âmbito da competição como a que vamos ter agora em junho."
Ricardo Pires, Pioneiros de Bragança Futsal Clube
“Este valor, de 7700 euros, é extremamente importante para o clube e vem-nos dar uma grande ajuda. Cada vez mais as coletividades necessitam deste apoio porque não é fácil em termos de tecido empresarial e do comércio local angariarmos grandes patrocínios. Então, torna-se uma peça essencial como julgo ser no resto do país. Este dinheiro reverterá para inscrições, deslocações dos atletas, pagamento de taxas para a realização de jogos e será nesse âmbito que será aplicado."
COLETIVIDADES APOIADAS:
Aeroclube de Bragança (13.500 Euros)
Associação D. C. R. Estrelas Brigantinas (3.890E)
Associação Desportiva de Paredes (1.514E)
Associação dos Amigos do Campo Redondo (2.573E)
Associação de Escolinhas de Futsal AR (2.773E)
Associação de Estudantes Africanos de Bragança (2.476E)
Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança (2.000E)
ATDCAO – Associação Transmontana Desportiva e Cultural de Artes Orientais (1.095E)
Associação TT sem Limites (7.500E)
Clube Académico de Bragança (18.301E)
Clube Caça e Pesca de Bragança (2.950E)
Clube de Combate do Nordeste – CCN (1.374E)
Enzonas – Associação de Caminheiros de Bragança (1.097E)
Escola de Futebol Crescer (8.911E)
Escola de Natação de Bragança (1.495E)
Ginásio Clube de Bragança (18.000E)
Grupo Desportivo de Bragança (63.142E)
Pioneiros de Bragança Futsal Clube (7.782E)
Velo Clube de Bragança (47.874E)