Este Natal, a Câmara Municipal de Bragança entregou 1900 prendas a todas as crianças do ensino básico público e privado do concelho. “Esta é uma forma do próprio município estar associado a esta época natalícia e termos, não só um contacto direto com as escolas, mas proporcionar aquilo que é um momento de felicidade quando se recebe uma prenda e, de facto, conseguimos constatar precisamente isso com as nossas crianças”, referiu o autarca brigantino, aquando da entrega das prendas na Escola Básica 1 das Beatas.
Nesse dia, o executivo visitou, ainda, o Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, o Colégio Sagrado Coração de Jesus e a Escola Básica 1 e Jardim de Infância de Rossas, onde presenteou as crianças em clima de festa e alegria, típico da época natalícia.
Numa iniciativa que tem vindo a acontecer anualmente, o município faz questão de escolher um conjunto de escolas que varia a cada Natal. “Nós entregamos prendas a todas as escolas. Agora, não conseguimos nós próprios estar em todas e, por isso, fazemos esta entrega simbólica em algumas escolas que variam de ano para ano, de forma a que consigamos chegar a todas, mas todas as crianças das escolas têm prendas”, explicou Hernâni Dias, reiterando que, “independentemente de nós não irmos lá entregá-las diretamente, nós fazemo-las chegar e, depois, os próprios diretores das escolas, os coordenadores ou, inclusivamente, os próprios professores em cada turma distribuem as prendas pelos seus alunos”.
Como já é hábito, a câmara tem vindo a optar por presentes ditos “científicos” com o intuito de promover a aquisição de conhecimento entre os mais novos. “Quando entregamos alguma coisa às nossas crianças, tentamos sempre que seja material didático, algo que lhes permita aprender e praticar algum do conhecimento que vão apreendendo ao longo do ano e essa é uma forma que nós temos de poder contribuir, também, para o processo de ensino/aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual das próprias crianças”, sustentou o edil brigantino, Hernâni Dias, que acredita "que qualquer material didático será sempre e seguramente uma boa prenda”.