Encontrando-se a Diocese de Bragança-Miranda em “sede vacante”, desde domingo, dia 13 de fevereiro, após saída de D. José Cordeiro, o Colégio de Consultores reuniu esta manhã com o objetivo de eleger o Administrador Diocesano. Adelino Fernando Paes foi o sacerdote escolhido e garantirá, agora, o governo da diocese até à tomada de posse do novo bispo, segundo as normas da Igreja Católica vigentes.
Perante o Colégio de Consultores, o Monsenhor Adelino Fernando Paes aceitou “livremente” o papel que lhe foi confiado, tendo emitido a sua Profissão de Fé e tomando, assim, posse canónica.
De acordo com o diretor do Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda, Bruno Rodrigues, “até à nomeação de um novo bispo para a diocese, todos os serviços da pastoral mantêm-se em normal funcionamento”.
BIOGRAFIA
Adelino Fernando Paes nasceu a 11/01/1947, em Picote, Miranda do Douro. Licenciou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. Recebeu a ordenação sacerdotal a 09/02/1975, em Bragança.
Estudou Pastoral na Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha. Entre outros encargos, na Diocese de Bragança – Miranda, foi Vice-reitor do Seminário de S. José ePároco das Paróquias dos Santos Mártires e Santo Condestável, em Bragança. Durante o ministério pastoral de D. José Cordeiro, nesta diocese, foi Vigário Geral.