Num cenário de cores de outono com o crepitar das castanhas assadas ao lume como som de fundo, Moimenta assinou a Carta de Compromisso de adesão à rede “Aldeias de Portugal”.
Esta classificação, que funciona como uma marca e um selo de desenvolvimento local cuja premissa passa por divulgar o que as aldeias têm de mais genuíno, foi alcançada no mês de abril e terá a duração de 4 anos, fazendo desta pequena aldeia do interior norte transmontano a representante de Vinhais.
A assinatura da Carta teve lugar domingo, dia 12 de novembro, sob os acordes dos Gaiteiros D`Onor, no célebre Museu do Contrabando, na Moimenta, caracterizado como um “espaço emblemático” por toda a história inerente a épocas passadas de outros tempos.
“A assinatura da carta de compromisso é apenas o primeiro passo para mostrar o que de bom existe na Moimenta, a população e as forças vivas locais estão a comprometer-se a não deixar morrer as tradições”, assume o autarca vinhaense, Luís Fernandes, que classifica este projeto como “inovador, empreendedor, dinamizador e que pretende promover o desenvolvimento da aldeia, a fixação de pessoas e a sustentabilidade do território“.
Para o autarca, trata-se de “celebrar o património natural e cultural”, já que com “esta distinção, a aldeia da Moimenta passa a ser ainda mais conhecida num contexto turístico, o que no futuro irá trazer muitas vantagens nomeadamente nos quadros comunitários de apoio, seja da CORANE ou de outras instituições, de forma a trazer novos apoios a esta aldeia”.
Luís Fernandes aproveita, ainda, para destacar o “empenho de todas as pessoas que ajudaram e permitiram que a Moimenta tivesse este importante destaque, realçando que é um reconhecimento justo e merecido, por tudo aquilo que esta aldeia representa e que dará outra projeção turística ao concelho de Vinhais”.
Nesta cerimónia simbólica, marcaram presença, para além do presidente da Câmara Municipal de Vinhais e de José Romeu Diegues, na qualidade de representante da aldeia e presidente da União de Freguesias de Moimenta e Montouto, Cláudia Miranda, a representar a Associação de Turismo da Aldeia, Luísa Pires, a representar a CORANE, e Sandra Sarmento, diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte.