O presidente da Câmara de Mogadouro disse, hoje, que pretende avançar com uma consulta pública através da página oficial na internet do município para a construção de uma nova casa mortuária na vila.
“A atual capela mortuária que foi construída junto à casa de Nossa Senhora do Caminho, em nossa opinião, não tem dado resposta àquilo que têm sido às necessidades da grande parte da população. Face a este propósito vamos utilizar o site do município para colocar a questão à consideração dos mogadourenses”, vincou à Lusa, o autarca social-democrata do distrito de Bragança.
De acordo com António Pimentel, serão colocadas “apenas” duas questões no site do município, no sentido de haver ou não concordância para construção de uma nova capela mortuária.
“Vamos colocar no site do município duas perguntas muito simples e muito diretas aos mogadourenses: se concordam que a atual casa mortuária responde aos anseios da população ou se são a favor da construção de uma nova capela mortuária e para a qual será mostrado o projeto”, explicou o autarca.
Segundo António Pimentel, “o objetivo é auscultar a população e não fazer um referendo ou ato semelhante, para que de modo muito direto se pronuncie sobre esta alternativa”, disse.
Na ótica do autarca, “quando há um ente querido que morre gostamos de acompanhar com as melhores condições e neste local onde está a atual capela mortuária, isso nem sempre acontece”, frisou.
Segundo o autarca mogadourense, “têm chegado ao município vários pedidos para a cedência de espaços para a catequese e para agrupamento de escoteiros”, havendo em sua opinião, “condições neste local para que estas atividades possam ser desenvolvidas”.
António Pimentel disse, ainda, que há um projeto para a construção de uma nova casa mortuária junto ao cemitério de Mogadouro, que data de 2009 e que estava orçado em 480 mil euros. Com a alteração dos preços das matérias-primas, a construção do novo equipamento ultrapassa os 700 mil euros.