Ao longo de 14 dias, em honra de Nossa Senhora do Amparo, Mirandela regressa “em grande” às Festas da Cidade com um orçamento a rondar os 300 mil euros.
Carlão, Quina Barreiros, Toy, Vira Milho e Quem é o Bob? são alguns dos artistas que marcarão presença na Cidade do Tua. Contudo, os artistas da terra não foram esquecidos e foi feito um esforço no sentido de integrarem o cartaz de 2022. Destaque para o concerto de abertura das festividades que conta com a orquestra da Escola Profissional de Arte de Mirandela, ESPROARTE, e as jovens cantoras Gabriela Lemos (Ídolos 2022 – SIC) e Maria Sanhudo.
No total, serão mais de 50 os espetáculos entre 25 de julho e 7 de agosto, que culminam com a mais aguardada noite do ano nas ruas de Mirandela, a tradicional e já mais que célebre Noite dos Bombos que, anualmente, atrai dezenas de milhares de pessoas ansiosas por participarem num dos eventos de maior magnitude do interior norte e que, segundo o município, terá como correspondente “uma das maiores exibições de pirotecnia do país”.
Será na primeira sexta-feira do mês de agosto que o som inconfundível de milhares de bombos a baterem, ritmicamente, em uníssono, promete dar lugar à “noite mais longa do ano”, interrompendo a monótona pacatez deste centro urbano tão típica do Nordeste Transmontano.
E se os bombos misturam a música com a energia e a dança com a folia, na urbe, o tempo da acalmia, da reflexão e da contemplação surgirá, somente, no dia seguinte, a 6 de agosto, quando o fogo de artifício, acompanhado por música, iluminar a escuridão da noite ao irromper pelo céu só para iluminar o espelho de água, os rostos e as almas e os sorrisos espelhados no rio. Serão 40 minutos de beleza inefável, abraçada pelas margens.
A Câmara Municipal de Mirandela e a Confraria de Nossa Senhora do Amparo voltam, assim, a organizar aquelas que são consideradas as “celebrações mais icónicas da cidade de Mirandela”, após um interregno de dois anos motivado pela Covid-19, já que as últimas Festas da Cidade ocorreram no longínquo ano de 2019.
Para a autarquia presidida pela socialista Júlia Rodrigues, o “investimento nestas festividades, que levam à cidade do Tua milhares de pessoas, traduz-se num excelente motor económico local e promotor do turismo na região”.