A Maratona de Futsal que mexe com Bragança está de regresso já este fim de semana

Com início marcado para as 8 horas de sábado, a Maratona de Futsal Hotel Turismo São Lázaro 2019 promete mais um fim de semana em cheio para os amantes da modalidade, desportistas e brigantinos, em geral. Nascida em 2012 e considerada uma das maiores provas de futsal do distrito, até pelos nomes sonantes do desporto que costuma colocar em competição, a organização da Maratona decidiu estrear duas grandes novidades nesta edição.

A primeira é o facto de tentar ser sustentável. Assim, por cada entrada a Associação Amigos Futsal Bragança (AAFB), entidade promotora da iniciativa, irá cobrar um euro em troca de uma caneca que pretende substituir os tradicionais, mas tóxicos, copos de plástico.

A segunda novidade prende-se com uma componente solidária que esta competição pretende assumir. Nesse sentido, a AAFB decidiu agraciar a União de Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB) com parte da receita das entradas para a Maratona de Futsal Hotel Turismo São Lázaro 2019, que terá lugar este sábado e domingo, dias 15 e 16 de junho. Em nome da UIPSSDB, a presidente da direção Paula Pimentel congratulou a AAFB pela “iniciativa e atitude solidária”, sublinhando que foi “com enorme satisfação que aceitámos este convite que muito vai ajudar a desenvolvermos as atividades da União”.

No final da apresentação oficial do evento desportivo, que decorreu no Hotel São Lázaro e que vai já na sua oitava edição, seguiu-se o sorteio de equipas (ver imagem, em baixo). Logo após, a Comunicação Social esteve à conversa com o presidente da AAFB, que fez questão de salientar a perspetiva solidária de um evento que se pretende, também, agora e no futuro, eco-friendly.

Este ano decidimos fazer uma maratona solidária e amiga do ambiente e vamos continuar a fazê-lo de certeza. O ano passado eram muitos copos na bancada e, assim, com a nova moda das canecas acho que vai ser agradável em todos os sentidos e quanto à vertente solidária, nós estamos aqui é para ajudar”, elucida Rui Brás.

 

Fase de Grupos

 

Quanto aos “nomes sonantes do futsal nacional” que como já é hábito vêm, por esta altura, a Bragança participar na Maratona de Futsal, o responsável é perentório em asseverar que “este ano ainda vai ser melhor. Pelo que ouvimos dizer, vem cá parar toda a nata do futsal”. Mas para o responsável máximo da Maratona de Futsal, aquilo que realmente importa é: “queremos a melhor maratona, queremos que tudo corra bem, queremos jogos competitivos, que o melhor vença, mas, acima de tudo, queremos que ninguém se aleije”.

Em 2018, a equipa Alumínios Tuela foi a grande vencedora da Maratona de Futsal de Bragança. Como tal, a Kapital do NordestE entrevistou o representante da formação detentora do título. “Vamos tentar fazer o nosso melhor. Tentar ganhar como é normal, mas se não ganhares paciência”, começa por afirmar Paulo Afonso, reconhecendo que a Maratona de Futsal é “bastante competitiva”. “O ano passado já tivemos cinco equipas muito boas e este ano prevê-se, também, que venhamos a ter forte competição”, adianta, confirmando que virão alguns “craques para abrilhantar a maratona que bem merece esta organização e nós vamos fazer tudo ao nosso alcance para que assim seja”. Paulo Afonso garante que a estrela do futsal nacional Joel será um dos atletas a marcar presença este fim de semana em Bragança, mas acrescenta que “outros virão”. É esperar para ver e já faltam menos de 24 horas para o início da competição que promete parar a Capital de Distrito.

 

Maratona de Futsal

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.