Será a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, a inaugurar, oficialmente, a 17ª edição da Festa da Castanha de Vinhais.
A cerimónia terá lugar já amanhã, pelas 18 horas, prolongando-se o certame até domingo, dia 30 de outubro, com um programa repleto de atividades e iniciativas para todos os gostos.
Com um investimento a situar-se entre os 80 e os 90 mil euros, na Rural Castanea, a decorrer no Parque Municipal de Exposições e Feiras de Vinhais, marcarão presença mais de uma centena de expositores com produtos tão distintos como o mel, as nozes, o azeite, os licores, os vinhos, os queijos e como, de resto, não poderia deixar de ser, a castanha. Produto que o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, entidade organizadora do evento, garante em qualidade e quantidade, apesar da campanha da castanha estar atrasada, devido à seca, o que tem contribuído para uma subida acentuada dos preços.
Realizada desde 2006, é na sua 17ª edição que Vinhais pretende fazer da castanha longal a sua “nova” imagem de marca. Isto por tratar-se de uma variante caraterística da região de Vinhais.
“Apostamos na denominação de Vinhais como a terra da castanha longal para valorizar essa variedade que é autóctone aqui do concelho, não no sentido de valorizar só essa variedade, mas ao fazê-lo, dessa forma, pretendemos potenciar todas as outras e valorizar toda a castanha do concelho”, defende Luís Fernandes. Nas palavras do autarca, o objetivo é que haja uma certificação da castanha longal e que Vinhais seja reconhecida, em última instância, como a Capital da Castanha. “Não é valorizar uma variedade em detrimento das outras, mas sim, através dessa, valorizar todas as outras”, explica, sustentando que, “se for mais conhecida e procurada será uma mais-valia para todos os produtores”.
Inspirada no fruto que maiores ganhos económicos traz ao concelho, na ordem dos milhões de euros, a Rural Castanea irá contar com diversos espetáculos musicais com destaque para o concerto de Emanuel, no sábado, às 22 horas, o programa da SIC “Domingão” durante toda a tarde de domingo, chegas de touros, provas de degustação, tasquinhas, o magusto permanente no Maior Assador de Castanhas do Mundo, jornadas de apicultura, concurso da castanha, entre tantos outros momentos que prometem cativar as atenções dos visitantes.