A “Maior Festa da Castanha” arranca já esta sexta-feira em Vinhais

Começa já esta sexta-feira, dia 5 de novembro, a 16ª edição da Rural Castanea. Aquela que é considerada por muitos como a "maior festa da castanha do Nordeste Transmontano" irá prolongar-se até domingo, dia 7 de novembro, acontecendo como habitual no Parque Municipal de Exposições de Vinhais.

Valorizar a castanha, promovê-la gastronomicamente e potenciar a sua produção” são, somente, algumas das premissas deste certame, de acordo com o executivo, que definiu para as 18 horas de sexta-feira a inauguração oficial de um evento que atrai todos os anos milhares de visitantes ao concelho vinhaense ao longo de três dias.

cas

As principais empresas ligadas ao setor da castanha, aos vinhos, aos frutos secos, licores, queijos, azeite e a toda a gastronomia transmontana, inclusive, ao célebre fumeiro, fazem questão de se concentrar, por estes dias, em Vinhais, onde decorrerão, simultaneamente, as Jornadas do Castanheiro e de Apicultura, demonstrações culinárias e equestres, um magusto permanente no “Maior Assador de Castanhas do Mundo” e animação musical com destaque para o conhecido cantor Zé Amaro, que irá atuar sábado à noite (ver programa em anexo).

De sublinhar que Vinhais é dos concelhos portugueses com maior produção de castanha, já que, anualmente, são produzidas entre 13 a 15 mil toneladas, contabiliza a autarquia vinhaense, que garante, ainda, que “este número vindo a aumentar devido ao investimento dos produtores locais na plantação de novos soutos e nas tecnologias de produção”.

Recorde-se que o ano transato, a 15ª edição da Rural Castanea decorreu, apenas, online devido à pandemia provocada pela Covid-19. Até porque o município não podia deixar a data em claro, já que "a Festa da Castanha é uma das datas festivas mais importantes do concelho, a castanha é conhecida como o ouro de Vinhais e nestes dias é sem dúvida a rainha”, refere a autarquia que, em 2020, decidiu assinalar a efeméride com conferências temáticas, concursos da castanha e do mel, um fim de semana gastronómico com restaurantes locais aderentes, demonstrações culinárias e venda de produtos endógenos através de uma plataforma digital.

programa

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.