A Linha Ferroviária de Trás-os-Montes, Porto – Bragança, bem como a Ligação Transfronteiriça Bragança – Zamora foram, finalmente, incluídas na Resolução do Conselho de Ministros, publicada, ontem, dia 16 de abril, em Diário da República.
O documento em causa aprova o Plano Nacional Ferroviário e determina que a Infraestruturas de Portugal (IP) realize os estudos técnicos necessários à avaliação dos investimentos ferroviários prioritários, onde se inclui o eventual regresso da ferrovia a Bragança.
“É com grande satisfação que vemos reconhecidas as reivindicações do município e das várias entidades e forças vivas da região. Bragança está, finalmente, inscrita, oficialmente, nos planos da ferrovia nacional para o futuro com indicações para o início efetivo de estudos ordenados pelo governo às entidades responsáveis”, começa por afirmar o presidente da Câmara Municipal de Bragança, que congratula esta tomada de decisão.
Paulo Xavier espera que “esta avaliação técnica, que apoiará a decisão final, poderá sustentar e viabilizar a solução que defendemos e isso é um passo importante no reconhecimento das legítimas aspirações do interior no desenho das políticas públicas do País”. O edil brigantino acredita, solenemente, que "a ferrovia é uma solução prioritária para superar a condição de isolamento de Trás-os-Montes” e que “investir em infraestruturas, numa região que foi a primeira a perder a ferrovia e a última a receber alguns metros de autoestrada, é investir na coesão territorial, no bem-estar das populações e no futuro de Portugal".
A Resolução do Conselho de Ministros 77/2025, que aprova o Plano Nacional Ferroviário, para além de obrigar a IP a efetivar os estudos necessários à tomada de decisão sobre vários investimentos ferroviários, reconhece, ainda, que a nova linha Porto - Bragança poderá articular-se com outros projetos ferroviários estruturantes como a eventual ligação Bragança – Zamora e a sua integração na rede ferroviária europeia de alta velocidade.
Ainda que o Plano Nacional Ferroviário não apresente uma calendarização objetiva para os investimentos previstos, o autarca da cidade capital de distrito assevera que, para Bragança e Trás-os-Montes, este é um “tema urgente”. “Trata-se de uma oportunidade imperdível para esbater os desequilíbrios territoriais e implementar medidas de coesão capazes de inverter as já conhecidas tendências de despovoamento e envelhecimento da população, assim como a crescente ‘litoralização’ do território”, sublinha Paulo Xavier, que testemunhou a perda do comboio no início da década de 90 e que promete ficar “atento” ao desenvolvimento do processo e defender a “equidade de oportunidades para todos os territórios”.
Recorde-se que este ato governativo, oficializado, ontem, em Diário da República, foi decidido em Conselho de Ministros a 10 de março.
Pode ler o documento em questão no através do seguinte link:
Poderá, ainda, consultar a Resolução do Conselho de Ministros 77/2025:
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/77-2025-915239713
Cenário de cobertura da rede de serviços após conclusão da rede prevista