Foi na semana passada, dia 24 de novembro, que o município anfitrião da Rural Castanea albergou as “Jornadas da Biodiversidade - A Desvendar o Potencial Natural de Vinhais”.
O evento, que teve lugar no Centro Cultural Solar dos Condes, teve como premissa, segundo a organização, explorar as “inúmeras potencialidades” naturais do concelho.
Luís Fernandes, autarca vinhaense, e Isabel Freitas, em representação da diretora Regional do ICNF-Norte, presidiram à abertura oficial, optando, ambos, por destacar a “importância de valorizar e preservar a rica biodiversidade local”.
Seguiu-se a apresentação do Clube de Ciência Viva "Montes de Ciência", a cargo da professora Paula Alves, do Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais. Um clube que “tem como missão sensibilizar os alunos para a proteção e preservação do meio ambiente, promovendo a consciência ecológica desde tenra idade”, revelava a docente, na sua intervenção nas Jornadas da Biodiversidade.
Sobre o Parque Biológico de Vinhais (PBV), Miguel Fernandes, articulou as inúmeras atividades disponíveis no parque que dirige, evidenciando as suas “magníficas potencialidades”. Já o técnico Ricardo Diegues, também ele do parque, partilhou a sua perspetiva sobre as possibilidades turísticas quase ilimitadas do concelho, enquanto enfatizava as incontáveis atividades desportivas possíveis no seio da natureza, destacando o pedestrianismo e os trilhos de interesse paisagístico, natural, cultural e histórico.
Do Instituto Politécnico de Bragança, a investigadora Carla Pereira apresentou o projeto "Safe 2 Taste", que visa a produção e o consumo sustentável dos cogumelos do Parque Natural de Montesinho (PNM), de forma a enriquecer não apenas a biodiversidade, mas também a economia local.
Por sua vez, Gonçalo Costa, da Bioinsight & Ecoa, compartilhou o seu trabalho de campo com o Lobo Ibérico, enfatizando a importância da preservação e proteção da espécie em Montesinho.
Foi, ainda, lançado o livro "Vinhais, por caminhos do Lobo", um catálogo fotográfico que narra a história do trabalho de proteção do lobo ibérico que tem vindo a ser feito no PNM, em particular, no concelho de Vinhais.
As Jornadas da Biodiversidade encerraram com uma “reflexão profunda sobre como alcançar o equilíbrio essencial entre a preservação do meio ambiente e a geração de riqueza para as gerações futuras, reforçando o compromisso com um futuro sustentável e harmonioso”, assume o executivo, responsável pela organização.