Na primeira reunião do novo Conselho da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM), a 25 de outubro, foi eleita a nova presidência para o mandato 2021/2025.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso foi, assim, eleito para assumir a liderança deste órgão, sucedendo a Artur Nunes que esteve na presidência da CIM-TTM nos últimos quatro anos. Jorge Fidalgo tem como vice-presidentes os autarcas de Vila Flor, Pedro Lima, e de Vinhais, Luís Fernandes, primeiro e segundo vice-presidentes do Conselho Intermunicipal, respetivamente. A lista única, proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, foi eleita com 6 votos a favor e três em branco.
Recorde-se que o Conselho Intermunicipal é constituído pelos presidentes das Câmaras municipais dos nove municípios que integram esta Comunidade: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. Das suas competências, destacam-se a definição e aprovação das opções políticas e estratégicas da Comunidade Intermunicipal, assim como a aprovação de programas e os projetos de investimento e desenvolvimento de interesse intermunicipal.
Para o próximo mandato, Jorge Fidalgo estabelece como principais prioridades a consolidação da estratégia de desenvolvimento territorial assente na promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental e a definição dos investimentos próximo quadro comunitário de investimentos 2021/2027.
Na reunião foi, também, proposta a manutenção do Secretariado Executivo Intermunicipal, composto por Rui Caseiro, primeiro secretário, e Manuel Miranda, secretário executivo intermunicipal. Esta proposta será agora enviada ao Presidente da Assembleia intermunicipal que desencadeará os procedimentos necessários à sua votação pelo órgão deliberativo da CIM-TTM.