Terminou domingo, dia 22 de outubro, o 17º Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã – Embarcado nos Lagos do Sabor, em Torre de Moncorvo.
No pódio das nações, os Estados Unidos da América (EUA)sagraram-se vencedores, conquistado o primeiro lugar da competição, sendo seguidos pela Alemanha, em segundo, e Itália, no terceiro lugar. Ao chegarem aos Estados Unidos, a equipa americana USA BASS TEAM partilhou, nas suas redes sociais, várias fotografias dos Lagos do Sabor acompanhados pela seguinte mensagem: "Podemos só tirar um momento para apreciar Torre de Moncorvo? Realmente não poderíamos ter pedido por uma localização mais bonita para a realização do Campeonato do Mundo!".
Já no pódio individual, foram galardoados com a medalha de ouro os pescadores Jimmy Ashlock e Luca Della Ciano, oriundos de Itália, com a medalha de prata Boris Jurick e Sven Jurick, vindos da Croácia, e com a medalha de bronze os “nuestros hermanos” Casanoves Romero e Francisco Segarra, originários, obviamente, da vizinha Espanha.
“A realização deste campeonato do mundo proporcionou um importante retorno económico para o concelho”, assume o edil moncorvense, ciente da importância de eventos desta natureza, não só para o município a que preside, mas para toda a região transmontana. Nuno Gonçalves sublinha, ainda, o potencial dos Lagos do Sabor, quer no “acolhimento deste tipo de iniciativas”, quer noutras mais orientadas para o lazer, desporto, aventura e turismo.
Na competição, que teve início a 16 de outubro, marcaram presença 14 equipas com 42 barcos, vindos de destinos tão distinto como Canadá, Croácia, França, Alemanha, Itália, México, Porto Rico, Roménia, Sérvia, Espanha, África do Sul, Estados Unidos da América, Zimbabué e Portugal.
De referir, ainda, que o 17º Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã – Embarcado foi organizado pela Confederação Internacional de Pesca Desportiva, Federação Internacional de Pesca Desportiva em Água Doce, Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e Município de Torre de Moncorvo.