IPB garante financiamento após dois dos seus centros de investigação obterem nota máxima

O Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) obtiveram a classificação máxima na avaliação da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT). Os doisEXCELENTES” da Fundação que financia as unidades de investigação em Portugal reiteram o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) como Instituição científica de topo a nível nacional.

Já o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) e a Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), também pertencentes ao IPB, foram ambos avaliados com a classificação de “BOM”.

Em suma, na esfera do Ensino Superior Politécnico, o IPB destaca-se, indubitavelmente e cada vez mais, no panorama internacional, sobretudo, após ter granjeado dois excelentes, num total de 5, atribuídos a centros de Investigação.

Considerado extremamente metódico e rigoroso, o processo de avaliação, que envolveu 224 avaliadores de 26 países, de reconhecida competência e experiência científica, incide em três parâmetros. A qualidade da equipa de investigadores, o impacto nacional e internacional das atividades desenvolvidas e por último, mas não menos importante, o alinhamento dos objetivos e estratégias da organização com a estratégia regional e nacional, possibilitando aos avaliadores classificar as Unidades de Investigação com as valorações de Excelente, Muito Bom, Bom, Fraco e Insuficiente.

Resta dizer que o processo de Avaliação das Unidades de I&D no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento envolveu 32 painéis, nos quais se organizam as Unidades de Investigação, e foi divulgado publicamente ontem, dia 25 de junho, na página da FCT.

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.