A internet faz, hoje, parte do quotidiano das pessoas e o interior norte do país não é exceção. O espaço mediático que a "rede" tem vindo a conquistar e a importância que o online tem vindo a reivindicar no mundo contemporâneo são de tal forma inegáveis que a autarquia decidiu render-se às evidências, aderindo ao Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi.
A candidatura resulta de uma ação concertada entre os nove municípios da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial das Terras de Trás-os-Montes, que entre outros, pretende o alargamento da rede wi-fi aos espaços públicos e que tenham interesse para o turismo, bem como, a valorização turística do património cultural e natural do país.
“O elevado fluxo de utilizadores, em especial nas zonas de maior atração turística, também leva a que o alargamento da rede wi-fi, seja uma necessidade”, garante o executivo.
O valor global aprovado pelo Turismo de Portugal para a 1ª fase é de 44.280,00€ com financiamento a 90 por cento, o que permitirá a cobertura da zona histórica, Largo do Arrabalde e toda a área envolvente à Rua Principal, mais precisamente desde o Largo do Arrabalde até aos Bombeiros Voluntários de Vinhais.
De salientar, ainda, que o acesso à rede está disponível gratuitamente a qualquer pessoa, sendo, apenas, necessário efetuar um simples registo e aceitar os termos e condições de acesso.
Para a autarquia, este projeto “permite continuar a transformar Vinhais numa vila mais moderna e atrativa turisticamente, mais democrática e plural”.