No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a 3 de dezembro, quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da cidade de Bragança uniram-se com o intuito de celebrarem a efeméride através da realização de atividades online ao longo de toda a semana.
Ao contrário de anos anteriores, em que eram levadas a cabo palestras, conferências e torneios, entre outras iniciativas, o festejar deste dia será algo "atípico" devido à pandemia provocada pelo Covid-19, que obriga, assim, ao cancelamento de todas as atividades presenciais.
Contudo, a Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (APADI), a Associação Sócio - Cultural dos Deficientes De Trás-os-Montes (ASCUDT), o Centro de Educação Especial (CEE) da Santa Casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) e a Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires (CSPSM), todas com resposta social na área da deficiência, decidiram levar, em conjunto, a comemoração do 3 de dezembro para o digital.
"À semelhança dos anos anteriores, este ano em formato digital, as instituições de apoio à pessoa com deficiência de Bragança uniram-se para criar vários momentos de encontro entre os residentes das diferentes instituições”, começa por elucidar a diretora técnica da Academia do Centro Social Paroquial Santos Mártires, sublinhando que “neste ano tão atípico e difícil para todos nós, queremos dar a conhecer o excelente trabalho que se realiza nas nossas organizações com esforço, dedicação e muito otimismo”.
Nas palavras de Teresa Silva, “mesmo na dificuldade, continuamos dinâmicos e criativos para proporcionar aos nossos utentes uma vida com qualidade”.
O objetivo é, de acordo com a responsável, “proporcionar aos nossos residentes uma semana de união, cooperação e boa disposição”, acrescentando que “queremos, também, tornar-nos presentes na comunidade e lembrar que, ainda, temos um longo caminho a percorrer para sermos uma sociedade plenamente inclusiva".