Iniciativa nacional “Todos Contam” esclarece alunos do IEFP de Bragança sobre o setor financeiro

No âmbito da Semana da Formação Financeira 2021, o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dinamizaram, em conjunto com o Ministério de Educação e os Centros de Formação do norte a sul do país, uma iniciativa que visa promover a literacia financeira a nível nacional.

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Bragança não foi exceção e, de 25 a 29 de outubro, a Semana da Formação Financeira culminou num jogo de tabuleiro com perguntas onde participaram cerca de uma centena de alunos, divididos por vários grupos que passaram uma "manhã diferente", fora das salas de aulas com o intuito de aprenderem várias questões relacionadas com o setor financeiro.

Foi-nos pedido ao grupo de formadores desta área do Centro de Formação de Bragança para desenvolver uma atividade nesta área. Portanto, nós decidimos implementar um jogo porque aprender também se pode fazer brincando e, de várias ideias e reuniões, resultou este projeto que está aqui a ser posto em prática pelos formandos do Centro de Formação de Bragança”, começou por explicar uma das envolvidas no projeto “Todos Contam”, Susana Trigo.

Apesar de esta ser uma iniciativa de âmbito nacional, coube a cada IEFP desenvolver a sua iniciativa particular, de acordo com “a criatividade, a experiência e o público-alvo de formandos do Centro de Formação”, sublinha a formadora da área da formação financeira.

Quanto ao jogo, consiste em “cada grupo de formandos percorrer um labirinto com um conjunto de regras pré-definidas e há um dado que dita a posição dos jogadores ao longo do labirinto. Em cada casa do labirinto, há perguntas ditadas pelas regras e o objetivo é que os formandos através das perguntas aprendam essas questões relacionadas com a área financeira e o objetivo é chegar ao final do labirinto com três perguntas certas”, revela Susana Trigo, que considera, também, que para os formandos é importante “passarem um tempo fora da sala de formação, esse é outro dos objetivos, dinamizar a formação de uma outra forma”.

Segundo a entrevistada, “ao longo dos últimos dois, três anos, a nível da formação profissional, estão já a ser administradas várias UFCDS nesse sentido, na área da formação financeira para combater a iliteracia financeira”.

A Kapital do NordestE falou, ainda, com alguns formandos do curso de Mecatrónica 13 que que manifestaram muito satisfeitos com esta iniciativa. “Foi divertido aprender com os amigos, através deste jogo, as perguntas que me fizeram e também já estive a estudar”, afirmou Diogo Fernando. Também Cristophe Reis, garante ter "aprendido muito". Já César Rodrigues, afirma que "nunca tinha feito nada deste tipo" e que se trata de “um jogo interessante”, pois além “de ter aprendido algumas coisas, diverti-me com os meus colegas”.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM:

https://www.kapitaldonordeste.pt/SetorfinanceiroemdestaquenoIEFPBraganca

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.