Incêndios: Mobilizada mais de uma centena de operacionais no combate às chamas em Moncorvo

Um incêndio que preocupa as autoridades é o que lavra no concelho de Torre de Moncorvo, que mobiliza 112 operacionais, apoiados por 34 viaturas e três meios aéreos.

Em conferência de imprensa, que decorreu esta tarde na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o 2º comandante operacional André Fernandes deu conta que houve até às 18h30, de hoje, 114 ocorrências relacionadas com incêndios, sendo que os incêndios que lavram, agora, em Proença-A-Nova (Castelo Branco), Arouca (Aveiro) e em Torre de Moncorvo (Bragança) são, neste momento, os que mais preocupam a Proteção Civil, mobilizando, no total, mais de 660 operacionais.

Questionado sobre os acidentes que, este ano, já vitimaram cinco bombeiros, André Fernandes destacou que os “incêndios têm sido violentos” e que esta “é uma atividade de risco”.

Obviamente a nossa atividade é de risco, não descuramos na segurança, mas infelizmente acontecem acidentes, que nenhum de nós deseja que aconteça. Contudo, nós continuamos a trabalhar”, apontou.

Devido ao risco de incêndio, o distrito de Bragança irá ficar em alerta especial laranja e os restantes em alerta amarelo.

Nesse sentido, o 2º comandante operacional apela para o não uso do fogo e para que as pessoas se mantenham “longe do teatro das operações”.

Portugal Continental está em situação de alerta devido ao risco de incêndio até às 23:59 de hoje.

 

FOTOGRAFIA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.