Concluídas as obras da Estação Ferroviária de Mirandela, está agendada para amanhã, dia 25 de Setembro, pelas 18 horas, a sua reinauguração.
A cerimónia oficial que mostrará ao público, pela primeira vez, o resultado final da recuperação daquele que é considerado por muitos como “um dos mais icónicos edifícios” da cidade do Tua, acontecerá centro e trinta e sete anos após a chegada do primeiro comboio a Mirandela.
Descrito pelo executivo mirandelense como “um espaço de emoções fortes e de memórias que perdurarão no tempo”, facto é que a Estação de Mirandela representa um legado histórico, não só para as famílias do concelho como, também, para grande parte da região transmontana.
Conduzida ao abandono e consequente degradação, muito pelo encerramento dos vários troços da Linha do Tua, a Câmara Municipal, através da realização de um contrato de comodato de 50 anos, adquiriu o direito à utilização do edificado em 2018. Após esta decisão, foi executado o projeto de arquitetura, realizados os procedimentos de contração pública e respetivas obras de requalificação, num investimento de, aproximadamente, 2,5 milhões de euros, cofinanciado a 85 por centro pelo fundo comunitário Norte 2020.
Pelo seu “peso histórico”, a autarquia decidiu, assim, devolver a “dignidade ao edifício", destacando as “características do seu passado num ensaio do futuro, nas mais variadas dimensões culturais”, fundamenta o município.
A requalificação visou, também, as áreas envolventes, através do planeamento de um espaço verde e de lazer com o intuito de fomentar a qualidade ambiental, urbanística e paisagística deste espaço urbano.
A melhoria da qualidade dos acessos foi outro dos pontos fulcrais desta obra, tendo sido realizadas variadas intervenções. A beneficiação de passeios, a implementação de soluções de mobilidade pedonal, a reorganização parcial das zonas de estacionamento inerentes, com inclusão de estacionamentos para pessoas com mobilidade condicionada e, ainda, o melhoramento da segurança nos pontos de passagem pedonal de vias, foram somente alguns dos aspetos alvo de um sólido upgrade.
“Através da requalificação da Estação de Mirandela, entregue agora aos mirandelenses, cumprimos o que esteve ao alcance das possibilidades da Câmara Municipal, exigindo agora, com mais um motivo válido, a reabertura da Linha do Tua e da execução do seu plano de mobilidade”, assume a autarca local, Júlia Rodrigues, que considera “impensável” que, “numa altura em que o país e a Europa voltam a valorizar a ferrovia”, Mirandela e a região “fiquem de fora do Plano Ferroviário Nacional”.
A partir de amanhã, a Estação Ferroviária de Mirandela será, então, "devolvida" à população e a todos aqueles que a desejem visitar, tornando-se, uma vez mais, “num ponto de partida e de chegada de valores, memórias e emoções”, sustenta o executivo.