Ligaram-se as luzes de Natal no Jardim Municipal de Alfândega da Fé e com elas iluminaram-se de alegria e cor os corações de todos, em especial, das meninas e meninos, imbuídos no espírito natalício.
A inauguração da Aldeia Natal, iniciativa que vai já na sua oitava edição, teve lugar a dois de dezembro, logo após a Parada de Natal que contou com o desfile da EB1 e um espectáculo musical repartido por várias atuações protagonizadas pelas dezenas de crianças do concelho que participaram neste momento, que atingiu o clímax com a chegada do Pai Natal. Seguiu-se um lanche na casa do velhinho das barbas brancas com direito a chocolate quente acompanhado por um doce típico da época, filhós, antes do regresso a casa da pequenada.
Mas são muitas as atividades, pensadas para toda a família, a preencherem um programa que se estenderá até ao dia 8 de janeiro, altura do Cantar de Reis. Desde concertos, cinema, almoço de Natal da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, lançamento do Calendário Sénior 2023 e nem a saúde foi esquecida com um espetáculo fitness. A 24 de dezembro, à meia-noite, celebra-se a tradicional Missa do Galo na paróquia alfandeguense.
A Aldeia Natal terminará, somente, a 8 de janeiro com o Cantar de Reis no Auditório Manuel Faria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Uma iniciativa que terá início às 15 horas e que contará com as atuações do Coro da Catequese, da Tuna da Universidade Sénior, do Grupo de Cantares de Sambade e do Grupo de Cantares de Alfândega da Fé.
“Com o acender das luzes abrimos portas a um conjunto de atividades que pintam esta quadra com as cores do dinamismo, da animação e da solidariedade. É com as nossas crianças, com as famílias, com as nossas instituições que construímos um momento tão mágico e singular, ano após ano”, sublinha o edil alfandeguense, Eduardo Tavares, que ambiciona para todos “um Feliz Natal, cheio de paz, saúde e harmonia”, aproveitando, ainda, para deixar um convite a todos aqueles que desejem visitar Alfândega numa “das épocas do ano mais bonitas e especiais – o Natal”.
De referir que a recriação da Aldeia Natal é uma iniciativa da autarquia e da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, através do Programa CLDS 4G, que procura transformar, todos os anos, “o Natal dos alfandeguenses, tornando-o mais solidário e especial”.