A Unidade Hospitalar de Bragança vai ser alvo de um investimento de 3,6 milhões de euros em obras de melhoria de infraestruturas e de reconversão dos sistemas energéticos, anunciou hoje fonte da Unidade Local de Saúde do Nordeste.
Este projeto da ULS do Nordeste tem já financiamento comunitário aprovado em 95 por cento, no âmbito de uma candidatura apresentada ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Em comunicado, a ULS do Nordeste assegura que está em curso a preparação do respetivo concurso público, de forma a dar início aos trabalhos já programados.
"A beneficiação vai ser realizada através da utilização de LED em toda a iluminação, de aquecimento de água quente por painéis solares térmicos, instalação de um sistema de gestão técnica centralizado, isolamento de fachadas, novos envidraçados, troca de equipamento de produção e distribuição térmica e produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos, para autoconsumo", revelou fonte da ULS do Nordeste.
O novo projeto, segundo os seus promotores, vais permitir uma gestão inteligente da energia nos edifícios hospitalares, com muito maior eficiência e menor impacto ambiental, possibilitará uma redução de consumo de energia primária de cerca de 30 por cento.
No total, a ULS Nordeste irá investir aproximadamente 10 milhões de euros na melhoria dos espaços hospitalares.
"Além dos 3,6 MEuro na Unidade de Bragança foram igualmente aprovadas candidaturas para igual beneficiação nas Unidades de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela, orçadas em 2,9MEuro e 3,5MEuro respetivamente", indicou a entidade que gere três hospitais e 14 centro de saúde no distrito de Bragança.
Segundo os responsáveis pela entidade que gere setor da saúde no Nordeste Transmontano, trata-se de um dos maiores e mais relevantes investimentos da Unidade Local de Saúde do Nordeste, com reflexos assinaláveis na melhoria das suas condições assistenciais.