Hernâni Dias e Nuno Gonçalves eleitos deputados por Bragança pela Aliança Democrática

Ontem à noite, a Aliança Democrática, constituída por três partidos de direita, o PPD/PSD.CDS-PP.PPM, sagrou-se a grande vencedora das Legislativas 2024 no distrito de Bragança ao conseguir 40,01 por cento (%) das intenções de voto. O que significa que conseguiu recuperar um deputado, perdido em 2022 para o Partido Socialista (PS) que, nestas eleições, conseguiu 29,64% dos votos.

Assim, o distrito de Bragança elege Hernâni Dias, autarca brigantino, e Nuno Gonçalves, edil moncorvense, enquanto o PS elege uma única deputada, Isabel Ferreira, conquistando, apenas, Freixo de Espada à Cinta, em 12 concelhos possíveis. De referir que a nomeação da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional enquanto cabeça de lista pelo distrito de Bragança foi uma estreia, já que a candidata foi a primeira mulher escolhida pelo PS para assumir a liderança nesta luta política bipartidária por Bragança.

PSD

A grande surpresa da noite foi o partido de André Ventura que, apesar de não ter conseguido, ainda, eleger um deputado pelo distrito, contabilizou 18,19% dos votos, sagrando-se como a força política que mais cresceu, não só em Bragança, mas em todo o país. Aliás, à semelhança de 2022, o Chega foi o terceiro partido com mais votos, registando um número recorde superior a um milhão e cem mil votantes (1.108.797) em Portugal, tendo o distrito mais a nordeste sido o único onde André Ventura não conseguiu eleger qualquer deputado.

De sublinhar que a abstenção foi a mais baixa de sempre, a nível nacional, cifrando-se em 33,8%. Contudo, no distrito de Bragança, a abstenção atingiu uns assombrosos 52.21%.

montenegro

 

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.