O atual presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, formalizou a sua condição de candidato pelo PSD a um terceiro mandato à frente do município liderado há quase 24 anos pelos social-democratas.
Na apresentação feita na passada sexta-feira, dia 25 de junho, à Comunicação Social, Hernâni Dias transmitiu que a recandidatura surge “numa perspetiva de continuar o trabalho que tem vindo a ser feito de desenvolvimento, de proximidade com as pessoas, sempre com dois ou três temas perfeitamente identificados”.
Estes temas são, como enumerou, “coesão social, regeneração urbana e competitividade do concelho no sentido de continuar a atrair novos investimentos, capacidade de fixar pessoas, criando novos empregos, e fazendo com que aqueles que cá estão tenham oportunidades”.
“O que me proponho, desde já, é constituir uma equipa que me acompanhe num claro respeito para com todos, garantindo a boa gestão financeira do município, não esquecendo uma visão de futuro”, apontou.
O programa eleitoral e as listas de candidatos serão “oportunamente apresentados” publicamente, como foi referido.
Hernâni Dias tem 53 anos e é professor de Português no agrupamento de escolas de Mirandela, no distrito de Bragança.
Há 18 anos que não está no ensino, depois de ter sido nomeado delegado do então Instituto Português da Juventude de Bragança, em 2003, pelo Governo PSD/CDS-PP.
Hernâni Dias foi presidente da junta de freguesia de Sendas, no concelho de Bragança, e da qual faz parte a aldeia onde nasceu, Fermentãos.
Em 2005 foi escolhido para chefe de gabinete do então presidente da Câmara, Jorge Nunes, seguiu-se a eleição para vereador e para presidente da Câmara, em 2013, cargo a que concorrerá pela última vez devido à limitação de mandatos imposta pela lei.
O PSD é a força partidária maioritária no concelho de Bragança, com cinco dos sete vereadores no executivo municipal, e o PS dois, e 34 das 39 freguesias do concelho, onde o PS venceu em cinco, nas autárquicas de 2017.
Na apresentação da candidatura, Hernâni Dias esteve acompanhado pelo presidente da concelhia de Bragança do PSD, António Batista, que disse que “foi uma escolha natural” e que “é um candidato forte e ganhador”.
O dirigente acredita que a candidatura “reúne todas as condições para, mais uma vez, o PSD ter uma vitória” nas autárquicas em Bragança.
O presidente da distrital do PSD, Jorge Fidalgo, também marcou presença, salientando que a candidatura de Hernâni Dias a Bragança foi aprovada “por unanimidade e aclamação”.
O líder distrital destacou ainda que o recandidato “tem oito anos enquanto presidente de Câmara e experiência autárquica anterior, conhecendo bem a realidade autárquica, desde a base, a freguesia, até à Câmara Municipal”.
Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.