Fundado há, apenas, dois anos, os TOM GVNG venceram o prémio “Melhor Rap Hip-Hop” com a música “Clandestinos” no “International Portuguese Music Awards” nos Estados Unidos da América.
O grupo de transmontanos, espalhados pelos quatro cantos do mundo, sérios devotos do hip-hop, amantes da arte, da música e da criação conseguem, assim, conquistar o seu primeiro galardão de relevo.
Um dos seus elementos, Jorge Rodrigues aka MK Nocivo, falou com a Kapital do NordestE e revela que “foi um orgulho enorme só o facto de já termos sido nomeados para um prémio internacional com este prestígio, ganhar dá-nos um sentimento de missão cumprida, é sinal que a mensagem está a passar e o nosso trabalho é valorizado além-fronteiras”.
Vindo de Trás-os-Montes e ele próprio um emigrante, estatuto adquirido nos últimos anos, conhece bem as dificuldades de ver o seu trabalho reconhecido a partir do interior.
Aliás, “o objectivo da TOM GVNG sempre foi esse. Mostrar que do nada nasce tudo, provar que não existe só talento em Lisboa, apesar de ser onde está centrado. É preciso abrir os olhos para as outras regiões do país”, admite.