Ontem, dia 4 de dezembro, o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Torre de Moncorvo resgatou um abutre-preto no concelho de Freixo de Espada à Cinta.
“No decorrer de uma ação de patrulhamento na localidade de Mazouco, os elementos do NPA foram alertados por um popular de que tinha sido avistado um abutre ferido e incapaz de voar”, revela o Comando Territorial de Bragança, em comunicado enviado à redacção.
Prontamente, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou as devidas diligências policiais no local onde a ave foi detetada, procedendo, assim, ao seu resgate. O espécime “Aegypius monachus” aparentava estar “bastante debilitado e com alguns ferimentos nas asas”, pelo que foi recolhido e entregue no Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA) no Felgar, em Torre de Moncorvo, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.
A GNR aproveita para relembrar que o Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) tem como “preocupação diária a proteção dos animais” e apela à “denúncia de situações de âmbito ambiental”. Para o efeito, qualquer cidadão poderá e deverá utilizar a Linha SOS Ambiente e Território, através do número 808 200 520, que funciona em permanência, para denúncia de infrações ou, tão simplesmente, esclarecer qualquer dúvida.