GNR e Pingo Doce distribuem cem cabazes de Páscoa a idosos no distrito de Bragança

Pelo quarto ano consecutivo, o Pingo Doce volta a unir esforços com a Guarda Nacional Republicana (GNR) para entregar cabazes com bens essenciais a idosos em situação de solidão e/ou isolamento no distrito de Bragança e em todo o país.

Através das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, o Comando Territorial de Bragança da GNR distribuiu 100 cabazes compostos por diversos bens alimentares essenciais e por produtos de saúde oral, tendo, ainda, contado com a colaboração da Haleon que, este ano, decidiu complementar esta ação de apoio social com o intuito de promover a relevância da saúde oral nos idosos.

A Kapital do NordestE (KNE) falou com o Major Hernâni Martins que atestou a importância desta “aproximação entre a Guarda e a população idosa”. “Para nós entregar estes cabazes é, também, uma forma de contactarmos com os idosos para verificarmos se eles estão bem de saúde, como vão passar esta época de Páscoa e se têm alguma necessidade em particular, bem como dar-lhes alguns conselhos de segurança e isso faz parte do nosso trabalho diário de proximidade com os idosos”, sustenta o responsável que acrescenta, ainda, que a “forma do Pingo Doce chegar mais próximo das pessoas é através de uma força de segurança que tem conhecimento onde estão os idosos”.

De salientar que os cabazes foram entregues no âmbito das visitas que a GNR realiza, regularmente, a idosos previamente sinalizados, no âmbito da Operação Censos Sénior. Assim, o Comando Territorial de Bragança vê com bons olhos este género de iniciativas, que vem “reforçar o apoio que é prestado à população nesta faixa etária, levando um pouco mais de conforto a estes idosos que vivem em situação de solidão e/ou isolamento”.

Temos sempre identificados os idosos isolados, sozinhos e aqueles que têm mais carências sociais e todas as situações são reportadas às múltiplas entidades a nível municipal, de ação social e de apoio. Mas quando há estas iniciativas nacionais como, agora, o caso do Pingo Doce, das situações que temos analisadas escolhemos aquelas em que os idosos têm mais necessidades especiais, de forma a apoiarmos um pouco esta faixa etária que vive, frequentemente, em situações precárias”, conclui o Major Hernâni Martins, visivelmente satisfeito pelo contributo que a Guarda a que pertence presta à população sénior.

Recorde-se que, desde 2022, a cadeia de hipermercados, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, já distribuiu mais de 15 mil cabazes a nível nacional, numa tentativa de combater o isolamento, a solidão e a carência alimentar daqueles que, fora dos grandes centros urbanos, estão entre os idosos mais fragilizados da sociedade.

gn

FOTOGRAFIAS: Comando Territorial de Bragança

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.