O Geopark Terras de Cavaleiros, no Município de Macedo de Cavaleiros, foi selecionado para integrar o Programa Global de Orientação e Intercâmbio de Conhecimento de Geoparques da UNESCO. Este é um novo projeto de mentoria que procura ajudar os parques que se candidataram a geoparques da UNESCO a cumprirem os requisitos e a concluírem o processo de inscrição.
O Geopark Terras de Cavaleiros foi um dos selecionados para integrar este programa pioneiro da UNESCO e recebeu esta sexta-feira, dia 8, dois representantes do Parque Nacional Los Nevados e do Geopark Aspirante Vulcânico El Ruiz, ambos da Colômbia, que permanecerão em Macedo de Cavaleiros até 24 de novembro, recebendo, assim, a oportunidade de aprenderem a gerir um geoparque e de participarem em atividades de Geoconservação, Geoeducação e Geoturismo.
“É uma honra muito grande para nós sermos escolhidos como um dos geoparques mentores que irá ajudar os parques aspirantes” e "é um claro sinal de que o trabalho que estamos a desenvolver está a ser bem feito e que pode ser útil para os parques aspirantes que pretendem entrar na rede global da UNESCO”, evidencia o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e da Associação Geoparque Terras de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.
De salientar que o Programa Internacional de Geociências e Geoparques da UNESCO (IGGP) tem como principal missão estreitar o apoio e dar visibilidade ao desenvolvimento de projetos de ciência e de divulgação na área das Ciências da Terra. Enquanto promotores do Programa Global de Orientação e Intercâmbio de Conhecimento de Geoparques da UNESCO, o IGGP selecionou nove geoparques integrantes da Rede Global e dez aspirantes.
Importante mencionar, também, que os Geoparques Globais da UNESCO são "áreas geográficas unificadas e únicas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos com um conceito holístico de geoconservação, proteção ambiental, educação e desenvolvimento sustentável", procurando sempre conciliar a conservação e o desenvolvimento sustentável, contando sempre com a envolvência das comunidades locais.
Resta referir que, atualmente, existem 147 geoparques globais da UNESCO repartidos por 41 países.