Gás natural chega a Vinhais e Vimioso num investimento de quatro milhões de euros

O gás natural chegou ontem a Vimioso e Vinhais, passando a servir mais de 1500 casas e empresas destes dois concelhos do distrito de Bragança, através de duas unidades de abastecimento do grupo Dourogás.

O grupo transmontano é o responsável pelo fornecimento do gás natural e pelo investimento de “quatro milhões de euros” nos dois municípios transmontanos, que incluiu as redes de distribuição e os depósitos de armazenamento, onde o gás líquido é transformado em gasoso e a partir dos quais é injetado na rede.

De acordo com os promotores, Vinhais e Vimioso integram o conjunto de 36 municípios que fazem parte da rede concessionada pelo Estado ao Grupo Dourogás, que tem em curso, através da empresa Sonorgás, um plano de investimento de 58 milhões de euros para a cobertura de todo o território da margem direita do Douro.

Enquanto alternativa energética mais económica e mais limpa, o Gás Natural traz mais poupança e maior poder de compra às famílias, enquanto providencia maior competitividade ao tecido empresarial destas regiões”, segundo o presidente da Sonorgás, Eduardo Viana.

Em Vinhais e Vimioso, ambas as cerimónias de inauguração da rede de distribuição de gás natural ao domicílio foram presididas pelo Secretário de Estado Adjunto e da Energia, que sublinhou que “a transição energética é uma realidade com múltiplas fontes de energia, uma realidade territorial variada e olhando para este território em concreto, havia coisas que faltava fazer e injustiças que era importante corrigir e nunca é demais enaltecer o papel extraordinário que uma empresa da região, a atenção e empenho que dedicou ao desenvolvimento destes territórios como fez a DouroGás”.

Já o presidente do município vinhaense começou por saudar e agradecer a presença de João Galamba, afirmando que “o facto de estar aqui a inaugurar esta estrutura mostra que entende e mais do que isso apoia estes investimentos nas nossas localidades". Em seguida, Luís Fernandes referiu a importância dos territórios do interior, afirmando que “Vinhais fica como sabe integrado no Parque Natural de Montesinho, que tem uma potencialidade eólica fantástica, porque os estudos comprovam que este local possui um dos melhores corredores a nível do vento na Europa, é preciso aproveitar esta valência, até porque damos dois passos e do outro lado da fronteira as torres eólicas estão lá. Este não é um território longe de tudo, é o que fica mais perto da Europa, Madrid vai ficar brevemente a 1,20h de Vinhais com a estação do Ave na Gudiña”.

O Dourogás “está atualmente a apostar fortemente na produção de gases renováveis que, em breve, também poderão ser injetados na rede da Sonorgás, providenciando uma energia mais amiga do ambiente e ajudando o país a dar cumprimento às metas estabelecidas pelo Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030”.

De salientar, também, que o gás natural é versátil e pode ser utilizado em residências, comércios, indústrias e serviços, permitindo um fornecimento contínuo, de 24 horas por dia, todos os dias do ano, possibilitando "modernidade, conforto, segurança e economia".

O Dourogás nasceu, em 1994, em Vila Real, “por vontade de alguns empresários em conjunto com as autarquias dos municípios que ficaram excluídos da primeira concessão de gás natural”.

O grupo detém em Mirandela, também na região de Trás-os-Montes, um projeto pioneiro e único em Portugal, que passa pela produção de biometano, gás natural 100% renovável, a partir de resíduos orgânicos.

O Biogasmove permite abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas e que responde totalmente ao desígnio da Economia Circular.

A partir de uma região afastada dos centros de decisão, temos conseguido dar forma a um projeto inovador que tem deixado marcas visíveis e muito importantes neste território”, defende o presidente do grupo, Nuno Moreira.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.