Dois concelhos do distrito de Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.
O IPMA colocou, ainda, em risco muito elevado de incêndio os restantes concelhos do distrito Bragança, à exceção de Miranda do Douro, que se encontra sob risco moderado.
De acordo com o IPMA, o risco de incêndio muito elevado manter-se-á em vários concelhos transmontanos por causa do tempo quente.
Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê, para hoje, nas regiões do norte do continente céu pouco nublado ou limpo. Já durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos, que podem ser ocasionalmente acompanhados de trovoada.
Para além de uma pequena subida de temperatura no interior, o IPMA prevê que, nas terras altas, o vento soprará fraco a moderado de norte/nordeste, sendo que, a partir do meio da tarde, poderão registar-se, temporariamente, rajadas até 65 quilómetros por hora.
As temperaturas no distrito de Bragança oscilarão entre os 17 de mínima e os 35 graus de máxima.