Começa já amanhã, a 28 de março, a Feira do Folar e dos Produtos da Terra em Carrazeda de Ansiães. O evento, que se prolonga até sábado, dia 30, irá coincidir com o Festival do Cabrito, integrado nos Fins de semana Gastronómicos e que terá lugar de 29 a 31 de março, envolvendo dez restaurantes do concelho
“Consome-se tradição e autenticidade, sabores genuínos e inconfundíveis”, que promovem “o despertar de memórias, com origem em sabores e odores, irreplicáveis em qualquer outro lugar”, advoga o edil de Carrazeda de Ansiães, ciente da importância deste tipo de iniciativas para a sustentabilidade económica da vila.
Na Feira do Folar marcarão presença 13 produtores de folar e 27 de enchidos, frutos secos, mel, cogumelos, azeite, vinho, pastelaria variada, queijos e azeite, sendo que, entre estes, vários são os produtos que integram, obrigatoriamente, as ementas transmontanas nestes períodos celebrativos. Nesse sentido, em Carrazeda de Ansiães, o folar e o cabrito são os exemplos perfeitos de uma mesa que se pretende farta em pleno fim de semana de Páscoa.
“A Feira do Folar não é um evento de grande dimensão em tamanho, o número de expositores não é muito grande, até porque a maioria são de pequenos produtores locais, que trabalham com quantidades muito reduzidas”, sustenta João Gonçalves, que considera “exclusivos” os produtos comercializados no certame, facto que “torna este evento muito importante”.
Para além de turistas e residentes, convém salientar que são os “filhos da terra”, de regresso ao concelho nesta época, os "principais clientes” destes produtos característicos de Trás-os-Montes.
“O que é certo é que, ano após ano, os expositores, genericamente, esgotam todos os produtos”, garante a organização, a cargo do município, garantindo que a Feira do Folar é, também, “um espaço de convívio, diversão e até de promoção cultural”. Isto porque haverá, em permanência, um espaço Kids, onde as famílias poderão deixar os mais pequenos entregues à diversão e a monitores habilitados, animação musical contínua, demonstração de artes marciais, a cargo da Associação Atleta de Ansiães, atuações da Escola de Música e Dança, um atelier de olaria e concertos diversos, bem como provas de queijos e de vinhos.
De referir que, esta edição, encerrará com um momento cultural intermunicipal, o Festival Douro Superior com Vida e Movimento, promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior, com a participação dos municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães.
Festival do Cabrito conta com dez restaurantes aderentes
Integrado nos Fins de Semana Gastronómicos, promovidos pela Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, o Festival do Cabrito de Carrazeda de Ansiães envolve, este ano, dez restaurantes locais.
Para além de ser um prato caraterístico da Páscoa, o cabrito é considerado típico neste concelho transmontano. Assim sendo, a autarquia, presidida por João Gonçalves, sabendo da sua importância económica, quer para a restauração, quer para a produção, procura fazer de tudo um pouco para tentar estimular o seu consumo, não apenas entre os residentes, mas, também, atraindo novos visitantes ao concelho, ao promover a gastronomia local através deste festival.
Durante o período em que decorre o certame, em refeições de cabrito de valor superior a 30 euros, o município garante a oferta de uma garrafa de vinho proveniente de um produtor local.