O maior certame dedicado ao famoso e tão apetecido fruto vermelho já tem data marcada em Alfândega da Fé. A Festa da Cereja&co acontecerá de 7 a 9 de junho para mostrar “o que melhor se faz e produz localmente e na região”, assume o município.
À semelhança de edições anteriores, a autarquia está a preparar um programa repleto de atividades para os três dias de duração do evento. E, apesar das cerejas serem o grande atrativo e o mote impulsionador na génese do certame, a verdade é que esta é uma festa que vai muito além do fruto que lhe dá o nome. Assim, os visitantes poderão contar com degustações gastronómicas, apresentações e lançamento de novos produtos, animação diária, caminhadas pelos pomares de cerejeiras, visitas guiadas, workshops, provas de atletismo e Stand Up Paddle nos Lagos do Sabor.
“Estando este território inserido na Bio Região Lagos dos Sabor, a Festa da Cereja&co é também um espaço privilegiado para reforçar a imagem de um território sustentável, dinâmico e autêntico”, sublinha o município, presidido por Eduardo Tavares, que pretende promover, não só a cereja, mas também um conjunto de produtos endógenos que deliciam milhares de consumidores espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Recebendo, anualmente, milhares de visitantes nacionais e da vizinha Espanha, que procuram, sobretudo, Alfândega da Fé pelos seus já célebres produtos locais e pelo contagiante património histórico e paisagístico, este evento coloca a região no mapa internacional, dando-lhe a importância que merece enquanto “espaço de dinamização social, cultural e económica”.
A autarquia garante que o programa completo será revelado em breve, mas para já fica o convite para que se aventure pelo território transmontano com a promessa de “saborear as melhores cerejas”.