A Câmara Municipal de Alfândega da Fé impulsiona a 5ª edição do Encontro de Pastores, no âmbito da Festa da Cereja. Em comunicado enviado à redação, o município afirma que são esperadas mais de duas centenas de pessoas a 8 de junho, num evento que, segundo executivo, pretende instituir-se como sinónimo de valorização do território e fator de dinamização sócio económica do concelho, dando como exemplo o V concurso de Ovinos e Caprinos que, também, integra esta iniciativa.
A grande novidade desta quinta edição será mesmo a 1ª Mostra de Cão de Gado Transmontano. Já o programa arrancará pelas 9h30 com a Cabra Serrana e a Ovelha Churra da Terra Quente a concurso. O júri, esse será composto por membros da Associação Nacional de Caprinicultores da Raça Serrana, da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Churra da Terra Quente e pela Médica Veterinária Inês Pinto.
O Encontro terminará com a já famosa Merenda dos Pastores, retratado como “um repasto final” a incluir como prato principal a caldeirada de borrego e cabrito, enquanto de sobremesa não poderiam faltar as não menos famosas cerejas de Alfândega da Fé.
“A criação de gado e pastorícia sempre foi uma atividade de grande impacto na economia local, daí que haja uma aposta na divulgação e promoção destes elementos tão característicos do território”, explica a autarquia, que escolhe sublinhar a crucial importância dos pastores, denotando o seu papel enquanto “agentes locais de desenvolvimentos”.
TODA A INFORMAÇÃO SOBRE A FESTA DA CEREJA EM: