O presidente da Câmara de Vila Flor, Fernando Barros, concorre ao terceiro mandato que antecipa de “tranquilo” pelas finanças municipais “saudáveis” e projetos lançados neste concelho do distrito de Bragança, onde o PS governa há 28 anos.
Fernando Barros fez parte deste percurso, com 20 anos enquanto membro de executivos anteriores e oito anos na presidência, e acredita ter condições para “um bom resultado” nas eleições de 26 de setembro.
“O próximo presidente da Câmara de Vila Flor vai ter um mandato tranquilo”, disse hoje à Lusa, justificando com as “finanças saudáveis” da autarquia e com o conjunto de projetos e obras em curso ou previstos.
Engenheiro civil de profissão, aos 63 anos Fernando Barros defende que as pessoas precisam de atenção, sobretudo devido ao desgaste da pandemia covid-19 e que também é preciso “pensar muito na economia, em captar novos investimentos”.
Nesta estratégia inserem-se os novos 37 lotes da zona de acolhimento empresarial em preparação.
A agricultura “é dos setores mais importantes” no concelho que faz parte do fértil Vale da Vilariça e que tem projetado o reforço do regadio, com investimentos como os dez milhões de euros destinados à nova barragem das Olgas.
Se for eleito, no próximo mandato promete resolver os problemas ainda existentes no concelho no abastecimento de água e continuar a aposta no turismo.
Entre gastronomia, património e natureza, o candidato aponta como exemplos para o setor turístico o aumento dos atuais 50 quilómetros de percursos pedestres, em articulação com o Parque do Tua, do qual o concelho faz parte, assim como um festival do espargo e do pêssego e nectarinas, produtos típicos e abundantes na zona.
Entre outras medidas, Fernando Barros promete manter os apoios à natalidade e Educação e uma estratégia local de habitação com cinco milhões de euros.
O PS venceu as autárquicas de há quatro anos com 47,59% dos votos que lhe garantiram três eleitos entre os cinco que compõem o executivo municipal, cabendo à coligação PSD/CDS-PP os outros dois, com 39,77% da votação.
O concelho de Vila Flor tem 6.790 eleitores que podem votar nestas eleições, marcadas para 26 de setembro, nas candidaturas de Fernando Barros, pelo PS, Pedro Lima, pela coligação PSD/CDS-PP, e Marco Carrilho, pelo Bloco de Esquerda.