Feira Medieval regressa a Torre de Moncorvo entre os dias 8 e 10 de abril

Trovas D’El Rei D. Dinis na Terra do Ferro é o tema da Feira Medieval que regressa a Torre de Moncorvo entre os dias 8 e 10 de Abril.

Duas das particularidades desta iniciativa é ser dedicada, desde a sua estreia, ao Rei D. Dinis e ter sempre como referência o ferro de Moncorvo. São, aliás, estes dois elementos que, em uníssono, funcionam como ponto de partida a um convite, quer a locais, quer a turistas e visitantes, para encetarem e experienciarem uma viagem histórica à Terra do Ferro, durante a Idade Média.

Já na sua nona edição, este evento organizado pela autarquia moncorvense contará com 11 espaços de animação distribuídos pelo centro histórico da vila e 13 áreas temáticas. A destacar, entre outros, o “Largo das Artes e Ofícios Medievais. Ferrarias. Aldeamento Medieval”, “Mercadores, Artesãos e Místicos”, Tabernas Medievais, Acampamento Militar, Acampamento de Vivência Militar, Cetraria, Liça, “Estábulos e Passeios de Cavalgaduras Pelas Ruas do Burgo”, “Exposição Memórias que Fazem História”, “Acampamento Medieval – Espaço Infantil”, “Quintinha dos Animais”, bem como animação de rua e vários espetáculos.

No dia de abertura, a 8 de abril, terá lugar o “Cortejo do Rei e Sua Corte” e o espetáculo “Soterrados”, que pretende recriar uma “jorna de trabalho dos mineiros em que a terra treme e os mineiros ficam aprisionados”, descreve o município.

Já no sábado, dia 9 de abril, realizar-se-á o “Teatro em Caixa”, de marionetas, o “Torneio D’Armas a Cavalo”, o “Batizado Medieval” e o espetáculo “Não São Flores Senhor, São Pedras”, cujos protagonistas são o Rei D. Dinis e a Rainha D. Isabel.

No último dia, domingo, realce para o “Torneio D’Armas a Cavalo”, o Pelourinho, a “Cerimónia de Investidura de um Cavaleiro”, o “Cortejo dos Cavaleiros” e a “Entrega de Oferendas a El Rei D. Dinis”.

medieval

Durante o fim de semana, os visitantes poderão participar num “Acampamento de Vivências Militares”, onde será possível, segundo a autarquia, “experienciar técnicas de combate, treino de espadas, além das explanações sobre as características dos equipamentos e dos objetos de combate e defesa”.

De referir, ainda, o mercado medieval será constituído por cerca de 90 artesãos, mercadores, místicos e tabernas que, durante os três dias, venderão os mais diversos artigos e produtos da época e, também, alguns dos mais célebres produtos endógenos do concelho. Assim, será possível nos vários espaços do centro histórico, que servem de cenário a esta Feira Medieval, efetuar compras no mercado, participar em repastos nas tabernas, passear pelas ferrarias e mercado do ferro, assistir a várias recriações históricas e apreciar trovas e folguedos.

A Feira Medieval de Torre de Moncorvo distingue-se das demais existentes em Portugal, devido à grande envolvência dos comerciantes e população local, que se vestem a rigor e participam ativamente na iniciativa”, assinala o executivo, presidido por Nuno Gonçalves, já no seu terceiro mandato.

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.