Começa já esta sexta-feira, 30 de agosto, a XXIV Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite em Carrazeda de Ansiães. Durante três dias, até domingo, 1 de setembro, o certame que decorre anualmente pretende ser uma autêntica mostra das principais produções agrícolas do concelho duriense.
Para além de uma tenda com 1100 metros quadrados de área de exposição, onde estará à venda a maçã, o vinho e o azeite, haverá uma outra zona de exibição e venda dos restantes produtos locais e regionais, onde se destacam os frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e enchidos.
“A qualidade dos nossos produtos atrai todos os anos milhares de visitantes a este certame para comprar e degustar as famosas e sumarentas maçãs produzidas no planalto de Ansiães e os afamados vinhos e azeites originários dos vales dos rios Douro e Tua”, refere o executivo, que estende o convite a todos os interessados que queiram, por estes dias, visitar Carrazeda de Ansiães, garantindo, inclusive, que não se arrependerão..
No entanto, a 24ª edição da Feira da Maçã, do Vinho e do Azeite não se esgota na venda dos produtos regionais de excelência. O município assegura, ainda, “muitos momentos de animação e atividades várias”, bem como um cartaz musical que não deixará ninguém indiferente. Assim, já esta sexta-feira, Carolina Deslandes tomará de assalto o palco de Carrazeda, enquanto no sábado, os Calema prometem fazer subir a maré e agitar as águas do certame. Já no último dia, o cantor popular Emanuel encerrará com chave de ouro um evento cujo cartaz o executivo considera “bastante apelativo”.
Outro dos momentos altos decorrerá no sábado, pelas 18 horas, com as principais artérias da vila a encherem-se “de cor e alegria” com a passagem de um cortejo etnográfico que procurará trazer para os nossos dias algumas das mais antigas manifestações e usos rurais do concelho. No último dia, domingo, a majestosa procissão dos oragos concelhios é conhecida por deslumbrar todos os visitantes com os seus magníficos andores perfeitamente enfeitados na sua totalidade com flores naturais.
De sublinhar que nem as crianças foram esquecidas com um espaço Kids renovado, onde os mais novos poderão desfrutar de atividades temáticas relacionadas com a produção agrícola como, por exemplo, a Quinta da Alegria, em que a pequenada poderá sentir-se como verdadeiros agricultores, já que terão a possibilidade de cuidar da quinta e andar de trator.
CARTAZ