Depois de uma primeira homenagem ao “filho da terra” a 23 de janeiro, levada a cabo pela Unidade Pastoral de S. Bartolomeu dos Mártires e à qual a autarquia se associou, numa altura em que já se tinha conhecimento da eleição de D. José Cordeiro como novo Arcebispo de Braga, o Município de Alfândega da Fé decidiu fazer novo tributo ao trabalho desenvolvido pelo prelado que, durante pouco mais de uma década, liderou os destinos da Diocese de Bragança-Miranda.
Assim, a 8 de março, o executivo presidido por Eduardo Tavares decidiu, em reunião de câmara, subscrever, “de forma unânime”, um Voto de Louvor àquele que já foi o mais jovem bispo de Portugal, no qual pode ler-se que "foi com um grande orgulho e de coração cheio que vimos o nosso estimado conterrâneo D. José Cordeiro ser nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas”.
“Nos 10 anos do seu ministério na Diocese Bragança Miranda, primou sempre pelo diálogo e pela cooperação com todas as entidades religiosas, militares e civis. Fazemos votos que a sua nova missão seja de contínua conciliação em busca da paz e sempre na defesa dos direitos humanos, fortalecendo a fé de todos a quem a sua ação chegar", pode ler-se, ainda, no documento enviado à redação.
Recorde-se que foi a 3 de Dezembro que o Papa Francisco designou D. José Cordeiro como novo Arcebispo de Braga, tendo sido logo homenageado, em Alfândega, no início do ano, por fiéis e representantes de diversas entidades civis e militares na Igreja Matriz da sede de concelho.
Na altura, a autarquia confessou esperar poder receber D. José Cordeiro, já na qualidade de Arcebispo de Braga, para presidir à inauguração da obra de reabilitação da Casa do Arcebispo D. José de Moura, onde será instalado o Museu Municipal de Arte.
De sublinhar, ainda, que na mesma reunião de câmara, foram apresentadas felicitações aos dois alfandeguenses eleitos para a Assembleia da República. Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e antecessora de Eduardo Tavares, entre 2009 e 2019, e Carlos Brás, presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Alfândega da Fé, foram eleitos pelos círculos eleitorais de Bragança e do Porto, respetivamente, sendo que, a ambos, o executivo aproveita para desejar “um mandato profícuo”.