PUB.

Entusiasmo domina regresso da Maratona de Futsal a Bragança já este fim de semana

O Auditório da União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo recebeu esta quarta-feira, dia 15 de junho, a apresentação da Maratona de Futsal de Bragança, seguindo-se o sorteio da fase de grupos da competição que este fim de semana dominará, certamente, os destaques desportivos do distrito.

No total, foram 16 as equipas saídas, diretamente, do pote para integrarem um dos quatro grupos que, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, prometem fazer as delícias dos amantes de futsal.

E, depois de um interregno de dois anos, causado pela pandemia, o entusiasmo na noite do sorteio era palpável entre equipas e organização, a cargo da Associação Amigos do Futsal de Bragança (AAFB). Com algumas novidades em destaque como a eleição do "Melhor Jogador em Campo", no final de todos os encontros, os troféus de “Melhor Guarda-redes” e de “Melhor Jogador da Maratona”, esta quinta edição contará com prémios monetários no valor de 3200 euros. Uma cifra um pouco aquém da última edição, em 2019, mas que a organização justifica com a “atual conjuntura financeira”, prometendo, já no próximo ano, "tudo fazer" para regressar aos montantes pré-covid de "100 bolas" por jogo.

fut

O jogo inaugural terá lugar já amanhã pelas 10 horas e colocará frente a frente as equipas Vimibombas – Ivo Miguel e Alumínios Tuela. Recorde-se que esta última foi a grande vencedora das últimas duas edições e, apesar de Paulo Afonso não querer admitir qualquer favoritismo, até porque alguns dos jogadores da formação não marcarão presença este ano, tratando-se, assim, de uma equipa renovada, a verdade é que poderá haver margem para surpresas. Até porque, admite o entrevistado, “no futebol, tudo pode acontecer”. Contudo, refere que a sua equipa não irá contar com “aqueles jogadores que costumam vir cá, por motivos de saúde, outros emigraram e não deu para juntar o pessoal, mas vamos participar com uma equipa aqui da cidade, vamos dar o nosso melhor e participar que é o mais importante”. Já a final da maratona, será domingo às 17h30.

E se, em 2019, era o Hotel Turismo São Lázaro a emprestar o nome à competição, desta vez é a Habinordeste a investir num desporto que inspira paixões e que mexe com o orgulho transmontano, tal é a quantidade de adeptos da modalidade, torneios e jogadores de futsal em part-time na região.

Eu sou um fã do futsal e do desporto, em geral. E o gostinho mantém-se! Nós tivemos, no passado, uma equipa, o Habinordeste, em que fomos campeões distritais duas vezes e competimos nos campeonatos nacionais e, assim sendo, é mais fácil aceitar este desafio”, recorda o novo patrocinador da Maratona de Futsal, Eduardo Malhão. Habituado a estas andanças, o empresário da construção garante que, esta parceria, tem como premissa “promover a modalidade”, revelando-se a oportunidade perfeita de “projetar o nome da cidade”, não esquecendo os “excelentes executantes de grande nível” que irão, certamente, contribuir para o facto de se “poder mostrar um bom futsal, sobretudo, aos entusiastas da modalidade”.

Nas palavras de Eduardo Malhão, que garante que irá assistir aos jogos com “muito entusiasmo”, esta é, “claramente, uma grande promoção, uma vez que é considerada uma das maratonas mais bem organizadas do país”.

fu

Como não poderia deixar de ser, a Kapital do NordestE entrevistou, ainda, o presidente da Associação Amigos do Futsal de Bragança, que reflete o sofrer por antecipação, no bom sentido, e o entusiasmo geral vivido nestes últimos momentos que antecedem a competição, após esta ter conhecido uma pausa forçada que deixou com saudades todos os envolvidos. “Viu-se aqui, neste auditório, as pessoas estavam com vontade, ansiosas que acabasse a apresentação e começasse o sorteio e, se calhar, ainda estão mais ansiosas que chegue sábado às 10 da manhã para a bola começar a rolar e, espero eu, para a bancada começar a encher para vermos grandes espetáculos de futsal”, sustenta aquele que é, para muitos, um dos principais impulsionadores do futsal a nível concelhio e o rosto visível de uma competição, considerada por outros tantos como uma das melhores, a nível nacional, no que à modalidade diz respeito.

Sem querer adiantar nomes de jogadores, Rui Brás deixa escapar, entre dentes, o nome de Fábio Lima como um dos “craques” que, muito provavelmente, poderá marcar presença este fim de semana em Bragança. E sem esquecer a vertente benemérita a que já nos habituou, a Maratona de Futsal Habinordeste privilegiará, na sua quinta edição, a Associação Brigantina de Proteção aos Animais. “Decidimos dar dez por cento das entradas e haverá um espaço onde as pessoas poderão colocar os alimentos para os animais, também temos uma lata da associação que colocaremos à entrada para toda a gente que queira associar-se à causa colocar lá uma moedinha”, revela Rui Brás, garantindo que haverá “mais novidades”, sem, no entanto, querer desvendar do que se trata, aproveitando, assim, para convidar todos os brigantinos a virem descobri-las ao pavilhão durante os próximos dois dias.

fu

 

GRUPOS E HORÁRIOS DOS JOGOS

HO

GALERIA FOTOGRÁFICA: BMF

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.


PUB.