A Associação Entre Famílias de Bragança (AEFB) realizou mais um almoço solidário com o intuito de angariar fundos para o Centro de Apoio à Vida (CAV) Berço Feliz.
Iniciada em setembro de 2021, esta resposta social destina-se a grávidas e mães com bebés, “em situação de vulnerabilidade social, económica e emocional, com a finalidade de favorecer o normal desenvolvimento da gravidez e posterior desenvolvimento da criança, contribuir para o exercício responsável da maternidade e da paternidade, promover a aquisição de competências pessoais, profissionais e sociais, tendo em vista a respetiva inserção familiar, social e profissional”, revela a sua diretora técnica, que sublinha o facto do CAV Berço Feliz ser “único no distrito, pelo que, cada vez mais a nossa missão se torna necessária, pois são muitos os pedidos de ajuda que nos chegam, por vezes, de outras zonas do país”.
Andreia Afonso adianta, também, que apesar de terem, apenas, capacidade para auxiliar 50 utentes e suas famílias, “temos apoiado grávidas e mães e pais com bebés em lista de espera”.
Em estreita colaboração com a rede social local, a assistente social destaca, ainda, ser através desta que “surgem diversos pedidos de bens para bebés e crianças, acompanhados por outras instituições, chegando a nossa ajuda a mais mães, crianças e famílias”.
No almoço solidário, que teve lugar a 14 de outubro, estiveram representadas múltiplas entidades de referência local como o diretor da Segurança Social da capital de distrito, Orlando Vaqueiro, a vereadora da Câmara Municipal de Bragança, Fernanda Silva, o padre Sobrinho, para além de diversos membros da comunidade, colaboradores e direção da associação que, aproveitou o momento, para apresentar todos os dados relativos aos inúmeros apoios providenciados pela Entre Famílias. Assim, desde setembro de 2021 a setembro de 2023, a associação sediada em Bragança realizou 4703 atendimento, tendo doado 12220 unidades alimentares, 4649 bens de puericultura, 4558 peças de vestuário e calçado, 62 enxovais, 11 botijas de gás e mais de uma dezena de utensílios domésticos.
De referir, ainda, que o CAV funciona na Sede da Entre Famílias, na Rua da Estação, nº 6, em Bragança. “Aí, há sempre uma porta aberta e um sorriso para as grávidas e mães com bebés, que precisem de uma mão amiga”, garante a diretora técnica do CAV, em jeito de convite para quem precise, até porque existe, nas palavras de Andreia Afonso, um claro e sério compromisso com a Missão, que procura fazer jus ao nome Berço Feliz, no sentido da associação se colocar “ao serviço das grávidas, mães e suas famílias, sempre com toda a disponibilidade, empenho e dedicação”.