Desde que foram implementadas medidas de coesão territorial na gestão das vagas de acesso ao ensino superior, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) encontra-se, pelo segundo ano consecutivo, entre as instituições que mais cresceram, em Portugal, no número de alunos colocados no concurso nacional de acesso ao ensino superior.
Assim, prevê-se que o número de alunos matriculados no primeiro ano e pela primeira vez, ultrapasse os 2800 alunos, o que significa que o IPB alcançará os 8500 alunos no ano letivo que, agora, se inicia.
Considerando os dois anos de aplicação da medida (2018/19 e 2019/20), o IPB colocou quase mais 100 alunos, representando um aumento de cerca de 14 por cento (%) face ao ano letivo de 2017/18, o que significa o terceiro maior aumento, a nível nacional, em número absoluto.
De referir, também, que nos outros regimes de ingresso o IPB registou, este ano, um aumento significativo da procura. Só na primeira fase do concurso para alunos internacionais, o IPB registou uma procura que superou em quase 4 vezes o número de vagas disponibilizadas para este concurso, o que representa um aumento de cerca de 24% face ao ano letivo anterior, colocando cerca de 800 alunos.
As colocações da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, considerando todo o sistema nacional público de ensino superior, cresceram 1,15% face ao ano anterior, enquanto o IPB cresce 4,4%, “muito acima da média nacional”. O que demonstra, de acordo com o próprio IPB, “uma elevada capacidade de atração dos alunos libertados pela redução de vagas em Lisboa e Porto”.
FOTOGRAFIA: Fernando Pimparel