Entre 8500 alunos, IPB regista record de mais de 2800 inscritos só no primeiro ano

Desde que foram implementadas medidas de coesão territorial na gestão das vagas de acesso ao ensino superior, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) encontra-se, pelo segundo ano consecutivo, entre as instituições que mais cresceram, em Portugal, no número de alunos colocados no concurso nacional de acesso ao ensino superior

Assim, prevê-se que o número de alunos matriculados no primeiro ano e pela primeira vez, ultrapasse os 2800 alunos, o que significa que o IPB alcançará os 8500 alunos no ano letivo que, agora, se inicia

Considerando os dois anos de aplicação da medida (2018/19 e 2019/20), o IPB colocou quase mais 100 alunos, representando um aumento de cerca de 14 por cento (%) face ao ano letivo de 2017/18, o que significa o terceiro maior aumento, a nível nacional, em número absoluto. 

De referir, também, que nos outros regimes de ingresso o IPB registou, este ano, um aumento significativo da procura. Só na primeira fase do concurso para alunos internacionais, o IPB registou uma procura que superou em quase 4 vezes o número de vagas disponibilizadas para este concurso, o que representa um aumento de cerca de 24% face ao ano letivo anterior, colocando cerca de 800 alunos.

As colocações da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, considerando todo o sistema nacional público de ensino superior, cresceram 1,15% face ao ano anterior, enquanto o IPB cresce 4,4%, “muito acima da média nacional”. O que demonstra, de acordo com o próprio IPB, “uma elevada capacidade de atração dos alunos libertados pela redução de vagas em Lisboa e Porto”.

 

FOTOGRAFIA: Fernando Pimparel

Adicionar novo comentário

CAPTCHAEsta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.