De 1 a 16 de fevereiro e de acordo com a Câmara Municipal de Bragança, o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos 2021, reinventados, este ano e pela primeira vez, em formato digital, devido às restrições impostas pela pandemia, chegaram “a mais de 228 mil pessoas”.
Através das redes sociais do município e da Dott/Ctt, plataforma à qual aderiram 17 produtores do concelho, foram comercializados 1354 produtos como o butelo, casulas, fumeiro, bebidas, azeite e artesanato regional, cujas receitas, em 15 dias, se cifraram em mais de 11500 euros.
No total, de ambos os eventos, foram quase 230 mil pessoas que assistiram aos vários conteúdos relativos ao evento publicados online como o spot promocional, documentários com artesãos, showcooking culinário e a inauguração da exposição “Máscara: o ser e o fazer”, do artesão Isidro Rodrigues.
Já as duas sessões de “Diálogos com Arte”, que decorreram em direto através do Facebook do município e que contaram com a participação de António Tiza, Isidro Rodrigues e André Gago, moderados por Roberto Afonso e por Acácio Pradinhos, respetivamente, “chegaram a mais de 25 mil pessoas, gerando cerca de quatro mil interações, nos dias em que as duas iniciativas se realizaram”, contabiliza a autarquia.
Também o #desafiodobutelo, em que os participantes tinham que adivinhar o peso do butelo, “alcançou 63452 pessoas, originando 2023 reações dos internautas”, entre comentários, partilhas e “gostos”, segundo dados facultados pela autarquia brigantina, presidida por Hernâni Dias.