PUB.

Diputación de Zamora em Bragança elogia trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia

O Município de Bragança recebeu ontem, dia 16 de outubro, uma comitiva da Diputación de Zamora liderada pelo seu recém-eleito presidente, naquela que foi a sua primeira visita institucional à Capital de Distrito. O objetivo era, segundo Francisco José Requejo, o de conhecer de perto o esforço realizado pela Câmara Municipal de Bragança e por algumas Instituições locais em prol do desenvolvimento da região. Trabalho esse que o próprio considera como um “verdadeiro exemplo a seguir por parte da Diputación”, nomeadamente no que diz respeito ao combate às alterações climáticas, seja pelos empreendimentos tecnológicos nos edifícios-sede da autarquia, seja pelas políticas de sensibilização para a preservação ambiental como o cálculo da pegada ecológica ou a renovação gradual da frota municipal por veículos elétricos.

Na reunião que teve lugar no Salão Nobre do Município foram, ainda, abordados temas como a cooperação transfronteiriça, entre projetos em curso e futuros, o trabalho a desenvolver para a obtenção de melhores acessos entre as duas regiões, a promoção e possível projeção internacional dos produtos autóctones do concelho, bem como a capacidade de Bragança para acolher o investimento de empresas espanholas.

Há muito que existe uma relação próxima entre a Câmara Municipal de Bragança e a Diputación de Zamora, sendo necessário que essa ligação se fortaleça, reforçando as relações de colaboração entre os dois territórios e potenciando os recursos dos dois lados da fronteira, num sentido multidirecional”, sublinhou Hernâni Dias, na receção à comitiva espanhola, salientando, no entanto, que existe, ainda, “muito trabalho passível de ser feito ao nível da relação transfronteiriça com vista, por exemplo, à candidatura conjunta já nos próximos quadros comunitários de apoio”.

Para além do autarca samorano, viajaram até Bragança o secretário-geral da Fundação Rei Afonso Henriques, José Luís Prada, e o diretor Geral da IFEZA, Raúl Macias, tendo a comitiva espanhola sido recebida pelo edil brigantino, Hernâni Dias, pelo seu vice-presidente, Paulo Xavier, e pelo Vereador, Miguel Abrunhosa.

Após a reunião, seguiu-se uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer as potencialidades do Brigantia Ecopark, quer para receber investimento de entidades espanholas com vista à sua expansão no mercado português, quer na capacidade de captar mão-de-obra qualificada.

 

ipb

 

Acompanhada por Hernâni Dias, a entourage espanhola fez-se deslocar, posteriormente, ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB), onde Orlando Rodrigues fez questão de evidenciar o caráter cada vez mais internacional da instituição de ensino a que preside, apesar de uma aposta contínua “numa perspetiva aberta de colaboração com a comunidade local”, sendo este, reconhece Francisco José Requejo, mais “um exemplo de boas práticas”.

Durante a tarde, houve tempo, ainda, para uma visita ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer uma das infraestruturas mais representativas do cenário cultural brigantino. “Este é outro ponto em que será do interesse mútuo e, certamente, benéfico para ambas as regiões uma potencial colaboração”, defende o executivo.

Depois do IPB, teve lugar na sede do Núcleo Empresarial do Distrito de Bragança (NERBA) uma reunião, “numa perspetiva de estabelecer pontes entre empresas e potenciar negócios entre os dois lados da fronteira”, finda a qual se deu por concluída a visita da comitiva zamorana à Capital de Distrito.

Adicionar novo comentário

CAPTCHA Esta questão tem a finalidade de prevenir publicações de spam.
The website encountered an unexpected error. Please try again later.