Vinhais recebeu, nos dias 10 e 11 de maio. o Dia Diocesano da Juventude (DDJ). Subordinado ao tema, “Faça-se em mim”, escolhido para esta edição, foram várias as atividades idealizadas e concretizadas a pensar nos jovens. Áreas tão distintas como a cultura, o desporto e a orientação, motivaram uma participação inclusiva por parte de todos os que decidiram partir, também, à descoberta de Vinhais.
Com um programa rico em iniciativas, o encontro começou logo na tarde de sexta-feira, dia 10, com a instalação dos jovens oriundos de toda a diocese, que acamparam no Parque Verde. Após o jantar, decorreu uma grande vigília de oração vocacional no Alto da Ciradelha, pelas 21h30. E porque a juventude só se vive uma vez e todos os jovens gostam de se divertir, tiveram direito a uma festa noturna, designada de “Night Colors”, que encerrou o primeiro do dia do encontro.
Já no sábado, o dia amanheceu cedo com o acolhimento aos participantes, em grupo ou individual, a ser feito na Capela de Santo António, à entrada da vila. Depois da primeira atividade marcada para as 9 horas, seguiram-se inúmeras outras, culturais, desportivas e de orientação, bem como um peddy-paper que pretendeu ajudar a descobrir os vários espaços de Vinhais. E como andar cansa e abre o apetite, pelas 12h30, os jovens puderam desfrutar de um almoço partilhado. À tarde, no parque do antigo Seminário, os jovens foram desafiados a subir ao palco e a interpretar temas musicais ligados à fé e à esperança.
Este encontro contou com o apoio incondicional de D. José Cordeiro, um defensor acérrimo da juventude, que esteve presente nos “dois momentos especiais” que encerraram o DDJ. O primeiro foi a Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano, às 15h30, onde os jovens puderam “viver a Luz”, enquanto o segundo momento, caraterizado como o “irradiar através da Luz da Fé”, tratou-se de entregar a Cruz da Juventude aos responsáveis pelo Dia Diocesano da Juventude que decorrerá já no próximo ano, em 2020.
Apoiaram esta iniciativa, o Município de Vinhais, a Unidade Pastoral Senhora da Encarnação (UPSE), o grupo de preparação para o Crisma da UPSE, a CIRP regional e os Secretariados da Liturgia e das Comunicações Sociais.
Fotografias cedidas pelo Município de Vinhais, a quem a KNE agradece.