Luís Miguel Fernandes, o médio-ofensivo do Sport Lisboa e Benfica (SLB) mais conhecido por Pizzi, somou 13 golos e 19 assistências na Liga NOS. O excelente registo de golos e assistências consagram o transmontano, natural de Bragança, onde começou a “dar uns toques na bola” no grupo desportivo local, como a grande figura do último Campeonato. A redação do site oficial da UEFA elege mesmo “El Comandante” como o Melhor Jogador do Campeonato Português 2018/2019.
Com uma prestação vista como essencial "na recuperação notável do Benfica rumo à conquista do título, o médio Pizzi bateu a concorrência de Bruno Fernandes, do Sporting", pode ler-se na versão portuguesa da página oficial do organismo que tutela o futebol do “velho continente”.
"A enorme influência de Pizzi para ajudar o Benfica a sagrar-se campeão revelou-se determinante, já que em termos estatísticos ambos brilharam ao nível de golos e assistências: o médio das "águias" somou 13 tentos e 18 assistências, enquanto o dos "leões" (Bruno Fernandes) contabilizou 20 remates certeiros e 12 passes para golo. O camisola 21 do Benfica melhorou sobremaneira os números da época passada (6 golos e 6 assistências) e alcançou o melhor registo nestes dois capítulos desde que representa o Benfica", escreveu a UEFA.com, recordando o hat-trick de Pizzi no Estádio da Luz, na primeira jornada da Liga NOS 2018/19, contra o Vitória de Guimarães (3-2).
Segundo a página oficial da UEFA, Pizzi esteve "sempre em grande plano" ao longo da temporada, sendo “um de apenas três jogadores do Benfica que participaram nas 34 jornadas” e “o quinto mais utilizado com 2797 minutos, numa campanha em que voltou a mostrar a sua polivalência".
No capítulo das assistências, o site UEFA.com destacou duas das quais nasceram os triunfos do Benfica sobre o seu arquirrival, o Porto, nos clássicos da Luz e do Dragão.
Facto é que Pizzi é um jogador polivalente com técnica e que possui um excelente remate de meia distância. O jogador brigantino dá estabilidade à sua equipa, seja qual for o adversário, e é capaz de assumir múltiplas tarefas no relvado, estabelecendo o seu jogo em variadíssimas posições.
De salientar, ainda, que o clube das Águias domina o onze ideal da I Liga para a versão portuguesa do site da UEFA com sete futebolistas entre os eleitos, entre os quais, Pizzi como, de resto, não poderia deixar de ser, enquanto o FC Porto tem três e o Sporting apenas um.
FOTOGRAFIA: SL Benfica
VÍDEO: Fernando Pimparel