O bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, foi hoje nomeado o 45º Bispo da Diocese de Bragança-Miranda pelo Papa Francisco.
Uma notícia recebida pela diocese “com jubilosa e manifesta alegria”, pode ler-se no comunicado.
Será no próximo dia 25 de junho, às 16 horas, na Catedral de Bragança, que D. Nuno Almeida tomará posse e iniciará, assim, o ministério episcopal na Diocese de Bragança-Miranda.
Com 61 anos, o novo bispo é proveniente do presbitério da Diocese de Viseu onde recebeu a ordenação episcopal, tendo vindo a exercer como Bispo Auxiliar de Braga.
De acordo com nota enviada à Comunicação Social, Nuno Almeida “conhece a realidade da diocese de Bragança-Miranda”, onde “foi docente dos padres mais novos, no Instituto Superior de Teologia de Viseu”.
De referir, ainda, que o novo bispo esteve na diocese do nordeste transmontano a 24 de maio de 2022, no encontro dos bispos da província eclesiástica e na bênção da primeira pedra do Mosteiro Trapista de Santa Maria Mãe da Igreja, em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro.
Já em dezembro de 2022, participou, também, na catedral de Bragança, na ordenação episcopal de Delfim Gomes como bispo auxiliar de Braga.
Recorde-se que a Diocese de Bragança-Miranda se encontrava em “sede vacante” desde o dia 14 de fevereiro de 2022, após D. José Cordeiro ter sido nomeado como Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas.