O bispo de Bragança-Miranda irá associar-se à marcha solidária silenciosa marcada para este sábado, em homenagem ao estudante cabo-verdiano que morreu no dia 31 de dezembro.
O campus do Instituto Politécnico de Bragança, junto à cantina, será o ponto de saída para a marcha “Não à Violência”, prevista para as 15 horas, rumo à Praça da Sé, onde terá lugar uma vigília. Uma hora depois, às 16h30, os participantes deslocar-se-ão para a catedral, onde a homenagem culminará com a celebração de uma Eucaristia, às 17 horas, presidida por D. José Cordeiro.
Em comunicado enviado à redação da Kapital do NordestE (KNE), a Diocese de Bragança-Miranda “lamenta profundamente a morte trágica do jovem Luís Giovani Rodrigues, aluno da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela e residente em Bragança”.
De referir que a marcha marcada para este sábado, 11 de fevereiro, em Bragança, é, apenas, uma das muitas manifestações agendadas por todo o país e, inclusive, no estrangeiro, conforme noticiado pela KNE.
Recorde-se que o jovem estudante cabo-verdiano estava há cerca de mês e meio em Portugal e numa noite em que saiu com alguns amigos, acabaria por ser a única vítima mortal resultante de um confronto entre dois grupos de jovens, no qual o único papel que teve foi o de tentar acalmar os ânimos, de forma a parar com as agressões. Nessa madrugada, foi, depois, encontrado sozinho, caído num passeio da Avenida Sá Carneiro.
Depois de ser transportado para a Unidade Local de Saúde do Nordeste e, dada a gravidade dos ferimentos, o jovem de 21 anos foi transferido para o Hospital de Santo António, na cidade Invicta, onde viria a falecer na madrugada de 31 de janeiro.
De sublinhar também que, no passado domingo, na eucaristia celebrada por D. José Cordeiro na Catedral, o prelado “rezou pelo jovem escuteiro e organista na Paróquia dos Mosteiros, Ilha do Fogo, Diocese de Santiago em Cabo Verde” e, “na união de orações com a família, com o Instituto Politécnico e com as comunidades diocesanas”, apelou “à justiça e à paz na defesa da dignidade integral da pessoa humana, condenando todo o tipo de violência”.
No dia seguinte, segunda-feira, o Bispo Diocesano presidiu, ainda, à eucaristia de 7º Dia, no Santuário de Nossa Senhora das Graças e na igreja de S. João Batista, em Bragança.
FOTOGRAFIA: BMF