O Município de Macedo de Cavaleiros colocou já, em funcionamento, o Curso Técnico de Manutenção de Aeronaves.
A formação, que decorre no Centro de Competências Aeronáuticas no heliporto municipal, arrancou com cerca de uma dezena de formandos, oriundos de vários pontos do país.
Ministrado pela ATCentro – Centro de Formação Aeronáutica, o curso em causa, que compreende uma vertente prática e outra teórica, terá a duração de 2400 horas, o que corresponde a uma duração de cerca de dois anos, habilitando os alunos para a profissão de Técnico de Manutenção de Aeronaves, categoria B1.3 – helicópteros de turbina.
Para o edil macedense, este curso, não é só “um reflexo das necessidades que existem ao nível da formação nesta área e do potencial que esta formação tem”, mas acredita, inclusive, que com o “evoluir do tempo”, irá “atrair cada vez mais formandos”.
Esta primeira edição do curso surge na sequência da aposta realizada pela autarquia local com o intuito de modernizar o Heliporto Municipal e, consequente, criar um Centro de Meios Aéreos e Proteção Civil.
Inaugurado em fevereiro do presente ano, a infraestrutura alberga os serviços municipais de Proteção Civil, bem como os serviços de meios aéreos e de socorro e emergência médica com “condições reforçadas e melhoradas”, realça Benjamim Rodrigues, para quem os investimentos levados a cabo no passado, designadamente, na área da aeronáutica, “foram acertados e já estão a ter reflexos efetivos no nosso concelho, sobretudo ao nível da criação de emprego, bem como da atração de novas empresas”.